.

Selo Excelência 2024Selo de Linguagem Simples

TJRR realiza lançamento do programa para uso ético e responsável da inteligência artificial no Judiciário

 
Foto Colorida mostra o Secretário de Tecnologia da Informação do TJRR, Sormany Brilhante, aparece em destaque falando ao púlpito durante o evento institucional. À sua frente, uma tela exibe o texto “Plano de Gestão 2025-2027 – Presidente Des. Leonardo Cupello – Eixo IA Judicial”, acompanhado por uma foto de equipe. O ambiente é composto por servidores, autoridades e demais convidados sentados em auditório, alguns registrando o momento com celulares.
 
A Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal de Justiça de Roraima promoveu, na manhã desta quarta-feira, 21, a apresentação oficial do "Programa de Conhecimento sobre o Uso Ético e Responsável da Inteligência Artificial no Judiciário Roraimense" na Sala de Sessões do Tribunal Pleno. Esta iniciativa pioneira coloca o TJRR na vanguarda da transformação digital do sistema judicial brasileiro.
 
O programa estabelece diretrizes claras e incentiva o debate sobre a aplicação segura, transparente e responsável da Inteligência Artificial (IA) no Poder Judiciário estadual. As ações estão alinhadas com os direitos fundamentais, o devido processo legal e os princípios constitucionais, integrando o conjunto de medidas adotadas pelo TJRR em conformidade com a Resolução CNJ nº 615/2025, que define princípios de ética, governança e transparência no desenvolvimento e uso de sistemas de IA no Judiciário brasileiro.
 
Ao destacar a importância da transparência e da segurança jurídica nas decisões judiciais, o presidente do TJRR, Desembargador Leonardo Cupello, enfatizou o papel da inteligência artificial como instrumento inovador e essencial para o fortalecimento do Judiciário:
 
"A utilização da plataforma ApoIA se traduz em maior efetividade da justiça. Isso significa um maior número de julgamentos atendendo às reivindicações de toda a sociedade, cujos interesses foram de alguma maneira afetados e que necessitam da atuação do Poder Judiciário. A inteligência artificial é uma realidade incontornável, fundamental para todas as ações, sejam governamentais, de gestão, ou relacionadas à atividade jurisdicional do tribunal."
 
Durante o evento, foram apresentados dois componentes fundamentais do programa: o Guia de Uso Ético e Responsável da Inteligência Artificial no Judiciário Roraimense e a Plataforma ApoIA - Assistente Pessoal Operada por Inteligência Artificial, com aplicações específicas voltadas à atividade judicial.
 
O secretário de Tecnologia da Informação do TJRR, Sormany Brilhante, ressaltou que, neste início de projeto, o Poder Judiciário Roraimense inicia uma jornada para agilizar processos, tomadas de decisões e despachos, sempre seguindo rigorosas diretrizes de segurança:
 
"Com o lançamento da Plataforma ApoIA, toda a sociedade de Roraima poderá experimentar um ganho significativo em produtividade. Processos que antes demandavam tempo considerável poderão ser agilizados com decisões apoiadas pela inteligência artificial."
 
Foto colorida mostra a composição da mesa durante o evento no plenário do Tribunal de Justiça de Roraima. Diversos magistrados estão sentados em seus postos, com computadores à frente, interagindo entre si, ao centro da mesa o Presidente do TJRR, Desembargador Leonardo Cupello. A plateia, composta por servidores acompanha atentamente. Ao fundo, duas telas transmitem o evento, e o brasão do TJRR está fixado ao centro da parede da mesa.
 
Como parte da implementação do programa, será realizada a primeira capacitação de magistrados e servidores nesta quinta-feira, 22, às 14h30, no auditório do Fórum Cível Advogado Sobral Pinto. O treinamento apresentará diretrizes fundamentais para o uso ético da inteligência artificial, com ênfase na transparência, segurança, responsabilidade e respeito aos direitos fundamentais.
 
A programação reforça aspectos essenciais como a garantia de fundamentação adequada das decisões, prestação de contas, respeito ao devido processo legal e supervisão contínua por pessoas. Estas ações integram os esforços do TJRR para modernizar suas práticas judiciais e administrativas, assegurando a conformidade com os princípios constitucionais e o fortalecimento da justiça.
 
O evento de lançamento foi transmitido ao vivo pelo canal do TJRR no YouTube e pode ser assistido na íntegra pelo link: https://www.youtube.com/live/MKZVXpvGSZE?si=j64Ap8mncZhyb8G9
 
Foto colorida mostra um intérprete de Libras realizando tradução simultânea durante o evento, com expressão séria e concentrada. Ele veste traje social escuro e está posicionado ao lado de uma das paredes da sala.
 
Sobre a Plataforma ApoIA
 
A Plataforma ApoIA é a primeira ferramenta de inteligência artificial (IA) generativa integrada à Plataforma Digital do Poder Judiciário Brasileiro (PDPJ-Br). Desenvolvida pelo Tribunal Regional Federal da 2.ª Região (TRF-2) em parceria com o Conselho Nacional de Justiça, está conectada com toda a base de dados do judiciário, contendo aproximadamente 12 trilhões de documentos e 18 milhões de processos.
 
Principais funcionalidades:
 
- Elaboração de peças processuais, incluindo relatórios e ementas
- Agilização da redação de decisões judiciais
- Organização sistemática de pedidos
- Revisão textual para maior clareza e precisão
- Pesquisa de normas legais e precedentes relevantes
- Análise de acervos para identificação de ações repetitivas
- Detecção de padrões de litigância predatória
 
Os usuários podem utilizar comandos padronizados (prompts) para obter respostas precisas e compartilhá-los com outros tribunais, contribuindo para o constante aprimoramento da base de dados e para a uniformização de práticas no Judiciário brasileiro.
 

 
A matéria possui três imagens. A seguir a descrição na ordem de publicação: 
 
Foto 1: Foto Colorida mostra o Secretário de Tecnologia da Informação do TJRR, Sormany Brilhante, aparece em destaque falando ao púlpito durante o evento institucional. À sua frente, uma tela exibe o texto “Plano de Gestão 2025-2027 – Presidente Des. Leonardo Cupello – Eixo IA Judicial”, acompanhado por uma foto de equipe. O ambiente é composto por servidores, autoridades e demais convidados sentados em auditório, alguns registrando o momento com celulares.
Foto 2: Foto colorida mostra a composição da mesa durante o evento no plenário do Tribunal de Justiça de Roraima. Diversos magistrados estão sentados em seus postos, com computadores à frente, interagindo entre si, ao centro da mesa o Presidente do TJRR, Desembargador Leonardo Cupello. A plateia, composta por servidores acompanha atentamente. Ao fundo, duas telas transmitem o evento, e o brasão do TJRR está fixado ao centro da parede da mesa.
Foto 3: Foto colorida mostra um intérprete de Libras realizando tradução simultânea durante o evento, com expressão séria e concentrada. Ele veste traje social escuro e está posicionado ao lado de uma das paredes da sala.
 

 

Texto: Beatriz Evangelista – Jornalista

Fotos: NUCRI/TJRR

MAIO/2025 – NUCRI/TJRR

 

Ícone WhastsApp Ícone Flickr TJRR Ícone Instagram TJRR  Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

 

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte