Mais de 400 alunos participaram das atividades do programa Justiça Comunitária

Com o objetivo de combater o bullying e promover o respeito às diferenças no ambiente escolar, o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), por meio do programa Justiça Comunitária, realizou, nos dias 14 e 15 de maio, ações educativas no Colégio Estadual Militarizado Mariano Vieira – CEM XXIX, localizado no município de Normandia, interior do estado.
Ao todo, 426 alunos dos ensinos Fundamental e Médio participaram das atividades voltadas à prevenção da violência escolar e à promoção de uma cultura de paz. As ações integraram o planejamento da Coordenação da Justiça Comunitária do TJRR e foram desenvolvidas em parceria com a Secretaria Estadual de Educação.
A coordenadora do Programa Justiça Comunitária, Marcelle Wottrich, destacou a importância de ações voltadas ao público jovem nos municípios do interior de Roraima, especialmente em um contexto de crescente violência nas escolas. Segundo ela, os jogos pedagógicos desenvolvidos pelo programa buscam promover a reflexão sobre temas como respeito às diferenças, utilizando abordagens lúdicas para alcançar os estudantes de forma mais eficaz.
“O Tribunal de Justiça de Roraima, por meio do Programa Justiça Comunitária, visa levar temas como Cultura de Paz e Comunicação Não Violenta para o interior, a fim de alcançar esses jovens e plantar a semente de uma comunicação afetuosa, alicerçada no respeito.”
No dia 14 de maio, os alunos do turno matutino do 6º e 7º ano participaram do jogo pedagógico intitulado “Escola sem Bullying”. A atividade teve duração de uma hora e foi conduzida de forma interativa, incentivando os estudantes a refletirem sobre os impactos do bullying e do cyberbullying na saúde física e emocional das vítimas.

Nos turnos vespertino e matutino dos dias 14 e 15 de maio, foi realizada a “Gincana Faça a Diferença”, contemplando turmas do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 2º ano do Ensino Médio. A atividade teve como foco promover o trabalho em equipe, estimular atitudes de empatia e solidariedade, além de incentivar a construção de um ambiente escolar mais justo e acolhedor.
A matéria possui duas imagens: A seguir as descrições:
Foto 1: Imagem colorida mostra um grupo de crianças, adolescentes e alguns adultos em um pátio escolar coberto. No centro, há um grande tapete de chão que se assemelha a um jogo de tabuleiro com ilustrações coloridas. Vários estudantes, vestindo uniformes azuis e brancos, estão em pé ao redor do tapete, alguns olhando para a câmera e outros para o jogo. Há também estudantes sentados em cadeiras de plástico ao redor da área principal. Dois adultos estão visíveis no lado esquerdo, e o ambiente é caracterizado por um telhado de treliça metálica e pilares.
Foto 2: Imagem colorida mostra um pátio escolar coberto, com um telhado de treliça, onde um grupo de estudantes e alguns adultos estão reunidos. No centro, há um grande tapete de chão que se assemelha a um jogo de tabuleiro com ilustrações coloridas, e um cone amarelo e outro rosa estão sobre ele. Vários estudantes, vestindo uniformes azuis e brancos, estão sentados no chão ao redor do tapete, alguns de frente para a câmera e outros para o jogo. Outros estudantes e adultos estão sentados em cadeiras de plástico verdes e brancas, formando um semicírculo ao redor da área principal do jogo. Uma mulher, provavelmente uma professora, está em pé perto do tapete, segurando algo em suas mãos, e parece estar conduzindo a atividade. O ambiente é bem iluminado, e há paredes brancas e uma porta amarela fechada ao fundo.
Texto: Eduardo Haleks - Jornalista
Fotos: NUCRI/TJRR
MAIO/2025 – NUCRI/TJRR
Fotos: NUCRI/TJRR
MAIO/2025 – NUCRI/TJRR