Ação interna foi realizada nas unidades do TJRR em Boa Vista

Com o intuito de conscientizar e acolher as mulheres que integram o Judiciário roraimense, o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) realizou nos dias 15 e 16, uma blitz voltada à divulgação do Protocolo de Prevenção e Medidas de Segurança sobre Violência Doméstica, Ema'num.
Equipes da Ouvidoria-Geral de Justiça e da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica (CEVID) estiveram nas unidades do TJRR em Boa Vista, apresentando o protocolo e esclarecendo dúvidas diretamente com magistradas, servidoras e colaboradoras.
A Ouvidora-Geral de Justiça, Desembargadora Elaine Bianchi, ressaltou a importância da aproximação com o público interno e externo do Tribunal:
“Levar o Protocolo Ema'num às unidades é fundamental para que magistradas, servidoras e colaboradoras conheçam seus direitos e se sintam acolhidas. Nosso compromisso é garantir que a justiça seja acessível a todos em Roraima.”

Haline Barreto, chefe do Setor de Atendimento à Mulher (SAM), destaca o compromisso de orientar o público interno feminino do Judiciário:
"É um olhar diferenciado do Tribunal para atender com delicadeza, cuidado e discrição. Muitas mulheres não sabem que temos esse protocolo, então estamos aqui divulgando e entregando nosso material."
Além da distribuição de materiais informativos, a ação também proporciona um espaço de escuta e acolhimento, incentivando as mulheres a conhecerem seus direitos e os canais disponíveis para denúncias e proteção dentro do próprio ambiente institucional.

A servidora Marcela Liege reforçou a relevância da iniciativa:
“É uma campanha necessária, pois informa e orienta as mulheres para evitar certas situações.”
A campanha tem como símbolo a “Ema'num”, uma personagem com traços indígenas que representa a região amazônica. O termo, originado da língua macuxi, significa “mulher com muita beleza” e foi escolhido como uma homenagem às mulheres do Judiciário roraimense e à cultura local.
A matéria contém três imagens. Abaixo a descrição na ordem de publicação:
Foto 1: A imagem colorida mostra três mulheres estão interagindo em uma área interna. Ao centro da imagem a Desembargadora e Ouvidora Geral de Justiça, Elaine Bianchi.
Foto 2: Uma pessoa segura um panfleto vertical em suas mãos. O panfleto tem um fundo lilás e apresenta a foto de uma jovem com cabelos longos e escuros, vestindo uma camiseta marrom e segurando um livro vermelho. Ao lado da foto, em letras brancas, está escrito "MUITO PRAZER," à esquerda e "ME CHAMO EMA'NUM!" à direita. Na parte inferior do panfleto, há um logotipo branco com a inscrição "OUVIDORIA" acima de "PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DE RORAIMA".
Foto 3: A imagem colorida mostra três mulheres interagindo em um corredor interno. A do centro, com vestido vermelho recebe um objeto da mulher à direita, que usa camiseta branca e óculos. A terceira, de costas, veste blusa cinza e crachá. Ao fundo, há uma escada azul e uma porta aberta para o exterior.
Texto: Eduardo Haleks — Jornalista / Wesley Vieira — Estagiário de Jornalismo
Fotos: NUCRI/TJRR
MAIO/2025 – NUCRI/TJRR
Fotos: NUCRI/TJRR
MAIO/2025 – NUCRI/TJRR