Atividade promove integração entre teoria e prática e aproxima estudantes do funcionamento do Poder Judiciário.

Conhecer de perto a rotina do Judiciário foi a proposta de uma visita guiada que levou acadêmicos de Direito da Universidade Federal de Roraima (UFRR) ao Fórum Criminal Ministro Evandro Lins e Silva, nessa quarta-feira (23).
A iniciativa proporcionou aos estudantes uma imersão prática no funcionamento da Justiça, com a oportunidade de acompanhar audiências, visitar unidades do Fórum e tirar dúvidas diretamente com magistrados e servidores, fortalecendo o vínculo entre a formação acadêmica e a realidade da atuação jurídica.
Participaram da atividade alunos do primeiro ao sétimo semestre da universidade, que puderam conhecer as unidades do fórum, acompanhar audiências e interagir com magistrados e servidores.
O juiz coordenador do Fórum Criminal, Cleber Gonçalves, destacou que a iniciativa integra um esforço contínuo para aproximar o Judiciário da sociedade:
“Estamos desenvolvendo atividades com o objetivo de criar aproximação e romper barreiras entre o Judiciário e a sociedade. Receber acadêmicos de Direito para conhecerem as unidades, acompanharem audiências e entenderem o funcionamento da Justiça é uma experiência enriquecedora. Acreditamos que essa vivência é fundamental para a formação dos futuros profissionais da área”, afirmou o magistrado.

A visita foi solicitada pela Liga Acadêmica de Ciências Criminais (LACCRIM) e contou com a presença de 17 estudantes. Segundo Bianca Soares, acadêmica e presidente da Liga, a visita foi uma oportunidade valiosa para complementar os estudos em sala de aula:
“Recentemente tivemos o ingresso de novos alunos no curso, e essa iniciativa busca justamente integrar a teoria à prática. Aproveitamos a parceria com o TJRR para mostrar aos calouros como funciona a rotina forense, trazendo também acadêmicos de outros semestres para enriquecer a experiência”, explicou.
Dianne Vitória, presidente do Centro Acadêmico de Direito da UFRR, ressaltou o impacto da experiência na formação acadêmica:
“Essa visita, organizada em conjunto com a Liga de Direito Criminal, é fundamental para entendermos o funcionamento do Poder Judiciário. Para muitos alunos, é a primeira vez nesse ambiente. Ver como ocorrem as audiências e como se aplicam as doutrinas e jurisprudências que aprendemos em sala de aula é fascinante”, destacou.
A matéria possui duas imagens. Abaixo a descrição:
Foto 1: Foto colorida mostra um auditório do Tribunal do Juri do TJRR. Na parte frontal, há uma área elevada com uma mesa e cadeiras onde estão sentados o juiz Breno Coutinho e Cleber Gonçalves. Uma plateia de pessoas está sentada nas cadeiras voltadas para a frente, prestando atenção aos homens na área elevada. A maioria das pessoas na plateia parece ser jovem.
Foto 2: Foto colorida mostra um grupo de dezenove pessoas posando para uma foto em um ambiente interno, provavelmente um prédio público ou uma instituição, dada a presença de uma grande obra de arte na parede ao fundo.
Texto: NUCRI/TJRR
Fotos: NUCRI/TJRR
ABRIL/2025 – NUCRI/TJRR
Fotos: NUCRI/TJRR
ABRIL/2025 – NUCRI/TJRR