Compromisso do Poder Judiciário com os produtores locais e a alimentação saudável

Nesta quinta-feira (3), o Setor de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do Tribunal de Justiça de Roraima (SSRS/TJRR), em parceria com a Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável, realizou mais uma edição da Feira de Orgânicos, desta vez no Fórum da Cidadania, marcando o início das atividades do mês de abril.
Esta é a quinta edição da Feira em 2025 e a primeira a ocorrer no local. Assim como nas edições anteriores, a iniciativa contou com a participação das Camponesas do Lavrado e da Hort Mulheres, que tiveram a oportunidade de comercializar e divulgar seus produtos para o público interno e externo do Tribunal.
A representante das Camponesas, Edileuza Fernandes, ressaltou os benefícios da ação.
“O projeto tem sido um sucesso com a parceria com os Tribunais. Hoje é nossa primeira vez no Fórum da Cidadania. Fomos muito bem recebidas, as vendas estão ótimas e isso fortalece nossa renda familiar.”

Os servidores puderam adquirir produtos livres de agrotóxicos, promovendo uma alimentação mais saudável. Para Henrique Nobre, técnico judiciário da Vara da Infância e Juventude, iniciativas como essa devem ser ampliadas.
“Vivemos em um mundo onde nossos alimentos são bombardeados com agrotóxicos, e o acesso a uma alimentação mais saudável reflete diretamente na nossa qualidade de vida. A Feira deveria ser realizada com mais frequência, e não apenas de forma sazonal.”
A chefe do SSRS, Paloma Souza, destacou a expansão da Feira para diferentes unidades do TJRR.
“Antes, essas feiras aconteciam apenas no Fórum Criminal. Agora, conseguimos levar para outros prédios do TJRR, e a adesão dos servidores tem sido muito positiva. Vamos manter essa ação ao longo do ano.”
A matéria possui duas imagens. Abaixo a descrição na ordem de publicação:
Imagem 1: Foto colorida em plano aberto de uma feirante, mulher com uma blusa azul vibrante, atendendo duas clientes em uma mesa repleta de produtos naturais, como frutas, legumes, compotas e castanhas. As clientes, uma vestindo um uniforme escuro e a outra com uma camiseta preta, mostram interesse pelos produtos expostos.
Imagem 2: foto colorida das camponesas do lavrado no lado esquerdo da imagem, todas usando bonés verdes e camisetas brancas com uma pequena estampa no peito, que parecem estar atendendo em uma banca. Um deles está de costas, organizando algo em uma sacola plástica transparente. A mesa está repleta de produtos, incluindo verduras, potes com alimentos e pacotes de castanhas. E tem duas mulheres, uma com uma blusa preta e outra com uma blusa branca e calça rosa, estão do outro lado da mesa.
Texto: Emily Soares - Jornalista Nucri TJRR / Wesley Vieira – Estagiário de Jornalismo
Fotos: NUCRI/TJRR
Abril/2025 – NUCRI/TJRR
Fotos: NUCRI/TJRR
Abril/2025 – NUCRI/TJRR