.

Selo Excelência 2024

Justiça Comunitária aborda comunicação não violenta em escolas do município de Bonfim

 
Foto colorida mostrando os servidores do programa Justiça Comunitária posando para foto com alunos que participaram da oficina. Os alunos estão segurando certificados
 
O Programa Justiça Comunitária do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) promoveu uma série de ações no município de Bonfim, interior do estado, entre os dias 12 e 14 de março. As atividades tiveram como objetivo divulgar as iniciativas da Justiça Comunitária, fortalecer a cultura da paz nas escolas e demonstrar a importância do trabalho preventivo contra conflitos e violências no ambiente escolar.

A primeira visita técnica ocorreu na Escola Estadual São Francisco, onde foi realizada uma reunião com a equipe de gestão pedagógica e administrativa para apresentar as ações da Justiça Comunitária. Segundo a coordenadora do programa, Marcelle Wottrich, a oficina "Líderes da Paz" foi planejada para capacitar jovens eleitos pela comunidade escolar, promovendo uma comunicação assertiva, respeitosa e uma liderança justa e participativa.
 
"A Justiça Comunitária tem como missão difundir a prática restaurativa nas escolas por meio de capacitações, oficinas e atendimentos conforme a demanda apresentada, visando também a aprendizagem de novos comportamentos e valores restaurativos. Nós traçamos para o ano de 2025 um planejamento voltado principalmente para os municípios do interior do estado de Roraima".
 
Foto colorida mostrando alunos sentados enquanto assistem uma palestra

Os princípios da Justiça Restaurativa, abordados na oficina, incluem a voluntariedade, ética, direito à expressão e escuta empática. Além disso, incentivam o desenvolvimento do pensamento crítico e a reflexão sobre situações do cotidiano escolar, promovendo a prevenção de conflitos e o fortalecimento dos valores individuais e coletivos.

Comunicação Não Violenta no ambiente escolar
 
Foto colorida mostrando os servidores do programa Justiça Comunitária posando para foto com alunos que participaram da oficina. Os alunos estão segurando certificados

A Comunicação Não Violenta (CNV) foi um dos temas centrais das atividades, sendo desenvolvida nas oficinas "Líderes da Paz" e "Eu te Vejo", destinadas a estudantes e professores. As dinâmicas exploraram os quatro componentes da CNV, alinhados aos princípios da Justiça Restaurativa.

No dia 13 de março, a palestra "A Comunicação Não Violenta sob as lentes da Justiça Restaurativa no contexto escolar" foi ministrada para alunos do ensino fundamental e médio do Colégio Militarizado Estadual Aldébrado José Alcântara. Pela manhã e à tarde, participaram estudantes do ensino regular, e no período noturno, a palestra foi direcionada aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Dando continuidade às ações, a oficina "Líderes da Paz" foi realizada para líderes e vice-líderes do Colégio Militarizado Estadual Aldébrado José Alcântara. Ao todo, 44 estudantes foram certificados, sendo 22 do ensino fundamental e 22 do ensino médio.


Para encerrar as atividades em Bonfim, no dia 14 de março foi promovida a oficina "Eu te Vejo II - Vivendo os princípios da Justiça Restaurativa". A prática circular abordou o poder das palavras e do afeto, envolvendo o corpo docente e as equipes de gestão administrativa e pedagógica da escola.

Próximas ações

Em abril, a Justiça Comunitária dará continuidade às atividades com ações de combate ao bullying. A iniciativa terá uma abordagem lúdica por meio da "Trilha de Combate ao Bullying" e será iniciada na Escola Estadual Ulysses Guimarães, com estudantes do Ensino Fundamental II.
 
O programa também levará essas atividades para o interior do estado, ampliando a capacitação de líderes, vice-líderes e servidores. As ações de combate ao bullying e cyberbullying continuarão ao longo do ano, reforçando a importância da prevenção e do diálogo no ambiente escolar.

Texto: Eduardo Haleks – Jornalista
Fotos: TJRR
Março/2025 - NUCRI/TJRR
Ícone WhastsApp Ícone Flickr TJRR Ícone Instagram TJRR  Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

 

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte