.

Selo Excelência 2024

GOVERNANÇA PRISIONAL - TJRR reúne Comitê de Políticas Penais para fortalecer direitos e garantias no sistema carcerário

 
Imagem colorida contém autoridades do comitê de políticas penais reunidos em volta de uma mesa durante primeira reunião do comitê. Na imagem bem na ponta da mesa está o Supervisor do GMF e Vice-Presidente do TJRR, Desembargador Almiro Padilha.
 
Com o objetivo de aprimorar a governança do sistema penitenciário e garantir a efetivação dos direitos fundamentais da população carcerária, o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), por meio do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF/TJRR), realizou, no dia 21 de março, a primeira reunião do Comitê de Políticas Penais do Estado de Roraima (CEPP/RR).
 
A criação do Comitê foi oficializada pela Portaria TJRR/PR nº 840, de 11 de novembro de 2024, e está alinhada à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) na Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 347, que reconheceu o estado de coisas inconstitucional do sistema prisional brasileiro.
 
O vice-presidente do TJRR e supervisor do GMF/TJRR, desembargador Almiro Padilha, destacou que a criação do CEPP/RR fortalece a política criminal do estado, promovendo a ressocialização e garantindo o cumprimento digno das penas.
 
“Com essa iniciativa, o TJRR reafirma seu compromisso com a defesa dos direitos humanos e a melhoria das condições carcerárias, promovendo um sistema de justiça penal mais humanizado e eficaz. Esse esforço reflete o empenho do Judiciário roraimense na busca por soluções inovadoras e sustentáveis, garantindo o cumprimento da legislação e dos tratados internacionais de direitos humanos”, ressaltou.
 
O Comitê atuará como instância de governança e articulação interinstitucional para a implementação do plano estadual de enfrentamento das deficiências estruturais do sistema penitenciário. Seu objetivo é fortalecer políticas públicas voltadas à reabilitação, à reinserção social e à garantia de direitos das pessoas privadas de liberdade, egressas do sistema prisional e em situação de vulnerabilidade.
 
Entre as diretrizes do CEPP/RR, destacam-se a promoção da dignidade da pessoa humana, a implementação de medidas alternativas ao encarceramento, o combate ao racismo institucional e a adoção de estratégias para prevenir e combater a tortura. Além disso, o Comitê será responsável por monitorar e avaliar a execução das políticas penais no estado, fomentando iniciativas que assegurem acesso à assistência material, educacional, social e jurídica às pessoas privadas de liberdade.
 
Imagem colorida contém o assessor especial do GMF, em pé ao lado da mesa e reunião, realizando apresentação em slide, durante a primeira reunião do comitê de políticas penais de Roraima. Ao lado oposto da mesa está quatro integrantes do colegiado. Atras deles encontram-se o powerpoint e ao lado um banner do GMF/TJRR.
 
Segundo com o coronel Dagoberto Gonçalves, o Comitê tem até agosto deste ano, conforme determinação do STF, para elaborar o plano de enfrentamento ao “Estado de Coisas Inconstitucional” no sistema prisional.
 
"Esse colegiado será responsável por construir o plano estadual que, ao longo de três anos, enfrentará o superencarceramento e abordará questões como a qualidade dos serviços prestados no sistema prisional, trabalho, renda e saúde para a população carcerária. Esperamos que esse plano traga melhorias significativas para o sistema penal e tenha um impacto positivo na segurança pública do nosso estado", afirmou.
 
A estrutura organizacional do CEPP/RR será composta pelo supervisor do GMF/TJRR e pelo secretário de Justiça e Cidadania, além do colegiado e de câmaras temáticas. O Comitê também atuará em parceria com órgãos do poder público, entidades da sociedade civil e organismos internacionais para aprimorar as condições do sistema penitenciário estadual.
 
Texto: Eduardo Haleks – Jornalista
Fotos: NUCRI/TJRR
Março/2025 - NUCRI/TJRR
Ícone WhastsApp Ícone Flickr TJRR Ícone Instagram TJRR  Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

 

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte