Produtos frescos, livres de agrotóxicos e cultivados com dedicação por agricultores locais ganharam um espaço inédito no Palácio da Justiça Desembargador Robério Nunes dos Anjos

A Feira de Orgânicos, promovida pelo Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), reuniu, nessa quinta-feira, 13 de março de 2025, as Camponesas do Lavrado e a Fazenda da Esperança em mais uma edição organizada pelo Setor de Sustentabilidade e Responsabilidade Social (SSRS) e pela Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável. Foi a primeira vez que o evento ocorreu no Palácio, aproximando ainda mais a justiça da sustentabilidade e do apoio à agricultura familiar.
A iniciativa visa fortalecer a agricultura familiar e sustentável, incentivando produtores locais e aproximando magistrados, servidores, estagiários e colaboradores do TJRR do consumo de alimentos naturais e livres de agrotóxicos.
Para o servidor do TJRR José Guerra, a experiência de ter a feira dentro do Tribunal foi inovadora e bem-vinda.
"Desde que estou no Tribunal, nunca havia participado de uma experiência como essa. Que bom! Parabéns pela iniciativa de trazer esses produtos para os servidores."

A integrante das Camponesas do Lavrado, Edileuza Fernandes, destacou a importância da parceria com o TJRR.
"Para o nosso grupo, essa parceria é fundamental para divulgar nossos produtos e ampliar a comercialização. Estamos muito satisfeitas com a recepção."
Os alimentos oferecidos na feira são produzidos sem o uso de agrotóxicos, promovendo uma alimentação mais saudável e contribuindo para a preservação ambiental.

Francisco Rocha, representante da Fazenda da Esperança, ressaltou que a cooperação auxilia a expansão dos produtos e gera suporte financeiro para a instituição:
"A participação na feira é essencial para nós. Além de divulgar nossos produtos, conseguimos recursos para a manutenção da Fazenda. Esse apoio é fundamental para darmos continuidade ao trabalho."
A matéria possui quatro imagens. Abaixo a descrição na ordem de publicação:
Foto 1: Foto colorida mostra uma feira, com duas mulheres vendendo produtos artesanais e orgânicos, como vegetais frescos, licores, azeites aromatizados e possivelmente pães ou bolos.
Foto 2: A imagem mostra uma mesa de feira com alimentos frescos e produtos locais em Boa Vista (RR), incluindo cucamelons (mini pepinos melancia), ovos de codorna, ervas frescas, potes com mel ou conservas e queijos embalados.
Foto 3: A imagem retrata uma mesa com diversos alimentos embalados, como pães, biscoitos e potes com grãos ou preparações, sugerindo uma ação de distribuição alimentar ou venda comunitária.
Texto: Mairon Compagnon – Jornalista/ Wesley Vieira - Estagiário de Jornalismo
Fotos: NUCRI/TJRR
MARÇO/2025 - NUCRI/TJRR