Atividades promovem relações entre educação e justiça, fortalecendo a Cultura de Paz

O Programa Justiça Comunitária, do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), realizou uma série de atividades em Normandia, com destaque para uma palestra no Colégio Estadual Militarizado Mariano Vieira. O evento abordou o tema "Comunicação Não Violenta sob as lentes da Justiça Restaurativa no contexto escolar", reunindo servidores e estudantes do 9º ano.
Durante a palestra, foram discutidas a relação entre a comunicação não violenta e a Justiça Restaurativa, com ênfase em princípios como diálogo, empatia e respeito às diferenças. Os alunos participaram ativamente, refletindo sobre a importância da escuta atenta e da gestão pacífica de conflitos. As ações foram realizadas ao final do mês de fevereiro.
Para a coordenadora da Justiça Comunitária, Marcelle Wottrich, compreender os elementos da comunicação é essencial para melhorar as relações interpessoais.
"Apenas 7% da nossa comunicação corresponde às palavras que dizemos. Outros 38% estão ligados ao tom de voz e 55% ao comportamento corporal. Pequenos detalhes fazem toda a diferença e precisam ser percebidos. A comunicação não violenta nos permite enxergar essas nuances e promover interações mais saudáveis", destacou.
Além da palestra, a equipe do programa realizou visitas técnicas em diversas instituições do município, incluindo o Conselho Tutelar, a Secretaria Municipal de Educação, a Creche Maria Augusta e as escolas municipais Cândida Menezes e Castro Alves. Durante os encontros, gestores discutiram parcerias e estratégias para prevenção da violência e promoção da Cultura de Paz no ambiente escolar.

O programa busca expandir sua atuação nos 15 municípios do estado, capacitando educadores para lidar com desafios relacionados à prevenção da violência e à resolução pacífica de conflitos.
Marcelle Wottrich enfatizou a importância do diálogo para a construção de um ambiente educacional mais seguro e acolhedor.
"Levamos para as escolas temas que ajudam a construir uma educação baseada no respeito e no diálogo. Esse trabalho é essencial para que educadores e estudantes possam fortalecer laços e desenvolver um ambiente mais harmonioso", afirmou.

Próximas Ações
Nos dias 13 e 14 de março, a Justiça Comunitária realizará atividades no município de Bonfim. Já nos dias 27 e 28, as ações do programa acontecerão em Rorainópolis.
Texto: Mairon Compagnon – Jornalista /Wesley Vieira - Estagiário de Jornalismo
Fotos: NUCRI/TJRR
Março/2025 - NUCRI/TJRR