A intenção é capacitar facilitadores na área de violência doméstica

A Escola Judicial de Roraima vai promover entre os dias 10 e 14 de março, a Capacitação de Facilitadores e Facilitadoras para Grupos Reflexivos e Responsabilizantes. O curso será ministrado pelos servidores do TJRR , Aurilene Moura Mesquita, Daison Rodrigues Cândido, tendo como convidado o psicólogo, Sérgio Alberto Nascimento Melo Junior. As inscrições já estão abertas no site da Ejurr.
A capacitação será realizada em formato presencial com carga horária de 20 horas. A intenção do curso é capacitar o participante para atuar na prevenção e enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher em Roraima, aplicando as competências teóricas e práticas que possibilitem a condução de programas de reflexão, sensibilização e intervenção eficaz junto aos autores de violência, contribuindo para a erradicação desse problema social.
Serão ofertadas 30 vagas. Podem participar do curso, magistradas, magistrados, servidoras, servidores, colaboradores do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) e profissionais da rede de atendimento à mulher em situação de violência doméstica.
INSCRIÇÃO
As inscrições deverão ser feitas entre os dias 27 de fevereiro e 7 de março no link . O cancelamento da inscrição poderá ser solicitado com antecedência mínima de 3 (três) dias do início da ação formativa, através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
CERTIFICAÇÃO
A certificação estará condicionada à frequência igual ou superior a 75% (setenta e cinco por cento) da carga horária total do curso e um aproveitamento mínimo de 70 (setenta) pontos, correspondente ao conceito bom nas atividades avaliativas.
CURRÍCULO DOS INSTRUTORES:

AURILENE MOURA MESQUITA
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Roraima (2005). Especialista em Segurança Pública e Direitos Humanos (2016). Atualmente é chefe do Setor de Enfrentamento á Violência Doméstica/ Tribunal de Justiça de Roraima. Tem experiência na área de desenvolvimento de projetos sociais, atendimento humanizado e facilitação de círculos de Justiça Restaurativa.
DAISON RODRIGUES CÂNDIDO
Bacharel em Direito e servidor do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) , integrando a equipe da Coordenadoria Estadual de Violência Doméstica. Como facilitador de Justiça Restaurativa , conduz o Grupo Reflexivo Sujeito Homem , um espaço dedicado à reeducação e responsabilização de autores de violência doméstica. Seu trabalho busca promover a conscientização, fomentar a mudança de comportamento e prevenir a reincidência , por meio de metodologias restaurativas que incentivam o diálogo, a reflexão e a transformação social.
SÉRGIO ALBERTO NASCIMENTO MELO JÚNIOR (convidado)
Graduando em Psicologia e pós-graduando em Prática Baseada em Evidências em Psicologia Clínica. Atuou por dois anos como facilitador do Grupo Reflexivo Sujeito Homem, do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), voltado para autores de violência doméstica. Possui formação teórico-prática como facilitador em Práticas Restaurativas, com ênfase na prevenção, mediação e transformação de conflitos.
Texto: EJURR
Fotos: EJURR
FEVEREIRO/2025 - EJURR/TJRR