A Secretaria de Qualidade de Vida (SQV/TJRR) promoveu, na manhã desta quarta-feira, 15 de janeiro, uma ação especial em alusão ao Janeiro Branco, mês dedicado à conscientização sobre saúde mental. O evento, intitulado “Bate-papo sobre saúde mental”, foi conduzido pelo psicólogo Wagner Costa na Escola Judicial de Roraima (EJURR), localizada no prédio administrativo do Poder Judiciário. A palestra também foi transmitida ao vivo pelo canal do Tribunal de Justiça de Roraima no YouTube, com acessibilidade em Libras.
A subsecretária de Qualidade de Vida, Perla Lima, enfatizou a relevância de momentos como esse para refletir sobre as emoções e desacelerar o ritmo do dia a dia.
“Quando falamos em Janeiro Branco, estamos falando sobre a importância de conversar sobre saúde mental, equilíbrio e emoções. É essencial desacelerar um pouco e pensar mais em nossa saúde emocional”, destacou.
O psicólogo Wagner Costa reforçou o valor de atividades como essa no início do ano, momento propício para lembrar da necessidade de incluir a saúde mental no planejamento anual.
“O Janeiro Branco busca estimular pessoas e instituições a incluírem no mês de janeiro ações voltadas para a saúde mental. Todos planejam o ano, mas muitas vezes esquecem da saúde mental, que, no cenário atual, tornou-se uma necessidade para todos”, afirmou.
Durante o evento, foi lançado o *Projeto MeditaJus*, iniciativa da SQV para incentivar a prática da meditação entre os servidores do Poder Judiciário. O autor do projeto, Rosalvo Ribeiro, destacou os benefícios da meditação, como a redução do estresse e da ansiedade, a melhora da concentração e do sono, além do fortalecimento do sistema imunológico.
“A Secretaria de Qualidade de Vida pretende levar práticas curtas de meditação diretamente às unidades, sem interferir na rotina dos servidores. Essa nova ferramenta é uma oportunidade de contribuir com o bem-estar de todos que servem ao Judiciário”, explicou.
Programação do MeditaJus
- 16/01
- 9h: Prédio Administrativo
- 10h30: Fórum da Cidadania
- 17/01
- 9h: Fórum Criminal
- 10h30: Palácio da Justiça
- 11h: Fórum Cível
A implementação inicial do projeto ocorrerá nos dias 16 e 17 de janeiro, com atividades em diferentes prédios do Poder Judiciário na capital.
Texto: NUCRI
Fotos: NUCRI
Janeiro/2025 Nucri/TJRR