O presidente do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), desembargador Jésus Nascimento, participou das solenidades de posse do novo presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e dos novos dirigentes do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). O evento ocorreu entre os dias 09 e 10 de janeiro, e contou com a presença de autoridades.
Na quinta-feira, 09 de janeiro, no Teatro Amazonas, o desembargador Jomar Ricardo Saunders Fernandes assumiu a presidência do TJAM para o biênio 2025/2026, acompanhado pelo desembargador Airton Luís Corrêa Gentil, novo vice-presidente, e o desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos, nomeado corregedor-geral de Justiça. A solenidade de posse contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o governador do Amazonas, Wilson Lima, e ministros do Superior Tribunal de Justiça, como Mauro Campbell Marques, corregedor nacional de Justiça, e Reynaldo Soares da Fonseca.
Já no dia 10 de janeiro, no mesmo local, ocorreu a posse das novas dirigentes do TRE-AM para o biênio 2025-2027. Pela primeira vez na história, duas mulheres assumem simultaneamente as principais posições da Corte Eleitoral do Amazonas: a desembargadora Carla Reis como presidente e a desembargadora Nélia Caminha como vice-presidente e corregedora. A posse histórica foi marcada por discursos de boas-vindas, destacando a importância da liderança feminina nas esferas de poder.
O desembargador Jésus Nascimento esteve acompanhado do vice-presidente do TJRR, desembargador Ricardo de Aguiar Oliveira, na cerimônia de posse, onde manifestou apoio às novas gestões e reforçou a importância da integração entre os tribunais da Região Norte para o fortalecimento da Justiça no Brasil.
A ocasião marcou um reencontro dos dirigentes do TJRR com o desembargador Lupercino Nogueira, magistrado aposentado do TJRR, que também prestigiava o evento.
Texto: Eduardo Haleks – Jornalista
Fotos:Nucri/TJRR
Nucri/TJRR – Janeiro/2025