.

Selo Excelência 2024

Secretaria de Tecnologia da Informação do TJRR moderniza estrutura com hiperconvergência

Imagem colorida dos novos dispositivos do sistema de hiperconvergência
 
O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), por meio da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), deu mais um passo rumo à modernização ao investir em quatro equipamentos de hiperconvergência. Essa tecnologia inovadora combina componentes de armazenamento, processamento e rede num único sistema, gerenciado por softwares especializados.  
 
Entre os benefícios da hiperconvergência estão a simplificação da infraestrutura, redução de custos, escalabilidade aprimorada, desempenho mais eficiente e menor complexidade operacional. A implementação dessa solução no TJRR visa otimizar os serviços tecnológicos do Judiciário, trazendo mais eficiência e segurança para as operações.  
 
De acordo com o chefe do setor de datacenter e redes, Carlos Vinícius da Silva, a hiperconvergência oferece vantagens significativas em comparação à dependência exclusiva da internet, especialmente em um estado como Roraima, que enfrenta quedas frequentes de conexão.
 
“Essa nova estrutura garante que os sistemas do TJRR, como o SEI e o PROJUDI, permaneçam funcionando mesmo em situações de interrupção na rede, como o rompimento de fibra ótica”
Além disso, os novos equipamentos apresentam maior rapidez e ocupam menos espaço no datacenter do Tribunal, otimizando a infraestrutura física. 
 
"Nós operávamos com oito equipamentos e agora reduzimos para quatro, que trabalham de forma integrada. Isso melhora significativamente a qualidade do serviço ofertado", destacou Gabriel Silveira, secretário adjunto de Tecnologia da Informação.  
O projeto de implantação da hiperconvergência representou um investimento de R$ 4,5 milhões, abrangendo tanto a aquisição dos equipamentos quanto os serviços de manutenção. Após a instalação dos dispositivos na Sede Administrativa do TJRR, a equipe técnica deu início à fase de configurações, com conclusão prevista para janeiro.  
 
Em seguida, serão realizados treinamentos para capacitar as equipes a operar o novo sistema.
 
"Com essa modernização, estamos assegurando maior estabilidade e qualidade nos serviços oferecidos, tanto para o público interno quanto para o externo", completou o secretário adjunto de Tecnologia da Informação.  
A iniciativa reforça o compromisso do TJRR com a inovação e a eficiência no atendimento às demandas da sociedade roraimense.
 
Texto: NUCRI
Fotos: NUCRI
Dezembro/2024 Nucri/TJRR
 
Ícone WhastsApp Ícone Flickr TJRR Ícone Instagram TJRR  Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

 

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte