Fotos: Nucri/TJRR
Em alusão à Semana de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, Sexual e de Discriminação, a Ouvidoria do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) está realizando uma Blitz do Setor de Atendimento à Mulher (SAM) e apresentando o CEAVCAI.
A ação iniciada no Fórum Criminal Ministro Evandro Lins Silva, reforçou, em todos os setores do prédio, o atendimento e acolhimento destinado às mulheres da instituição judiciária por meio do SAM.
A chefe interna do Setor de Atendimento à Mulher, Laura Cabral, explica que o momento é importante para lembrar as servidores e servidores do setor que estão operando desde 2022 no Tribunal de Justiça de Roraima.
“Alguns servidores do Poder Judiciário podem não conhecer o SAM e o CEAVCAI, que são muito relevantes para essa temática e por isso, nós estamos aqui realizando essas visitas para apresentação desses setores”.
Durante uma blitz, foi anunciada a inauguração do novo Centro Especializado de Atenção às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais (CEAVCAI), oferecendo suporte tanto para vítimas diretas quanto indiretas de crimes e atos infracionais, fornecendo informações sobre inquéritos e processos judiciais.
Além disso, foram distribuídas cartas do SAM, orientações das medidas de orientação para mulheres em situações de violência doméstica pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar, juntamente com um cartaz contendo um código QR para acesso a informações sobre o CEAVCAI.
A servidora do CEAVCAI, Isabelle Cristina, afirmou que o novo centro não é apenas para magistrados e servidores do Poder Judiciário, mas também para toda a população.
“Esse centro é para uma atenção num espaço apoiado à vítima, para que ela possa tirar suas dúvidas em relação a processos e inquéritos, para ser acolhida, para falar da sua dor e para ter um momento de reflexão.”
A diretora da Vara de Execução Penal, Vanessa Góis, comentou que a abordagem realizada pela Ouvidoria é de extrema importância, mostrando o cuidado do judiciário com os servidores. “Essa Blitz que está acontecendo e trazendo todas essas informações, conhecimento e principalmente para as mulheres é muito legal, é uma troca de informação bem importante”
Programação da Blitz
07/05 - Fórum Criminal Ministro Evandro Lins e Silva
08/05 - Fórum Cível Advogado Sobral Pinto
09/05 - Prédios da Infância, Secretaria de Qualidade de Vida e Centro de Memória
10/05 - Sede Administrativa do Tribunal de Justiça de Roraima
Setor de Atendimento à Mulher (SAM).
Criado em 2022 pela Ouvidoria do Poder Júdiciario, o Setor de Atendimento à Mulher atende mulheres que atuam no Tribunal de Justiça e fóruns, vítimas de assédio moral, sexual, discriminação ou qualquer outra forma de violência perpetrada contra uma mulher.
O setor está localizado na ouvidoria da Sede Administrativa do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima.
Centro Especializado de Atenção às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais (CEAVCAI)
Iniciado nesse ano, o centro atende todas as vítimas diretas e indiretas tanto de crimes quanto de atos infracionais, prestando informações tanto de inquéritos, quanto de processos judiciais.
O Centro Especializado de Atenção às Vítimas de Crimes e Atos Infracionais está localizado na sala 103, no Fórum Ministro Evandro Lins e Silva.