Fotos: Ouvidoria/TJRR
A Ouvidoria-Geral de Justiça do Poder Judiciário de Roraima está realizando um projeto sobre Educação Ambiental em escolas públicas da capital. Recentemente, a iniciativa foi direcionada aos alunos do ensino médio da Escola Estadual Senador Hélio da Costa Campos, situada na zona oeste da cidade.
Os trabalhos na Escola Senador Hélio Campos foram liderados pelos servidores da Ouvidoria-Geral de Justiça do TJRR, Maria das Graças Santos Dias e Orib Ziedson Pereira Gomes. O objetivo principal é conscientizar sobre a importância do correto descarte de resíduos, visando evitar consequências prejudiciais ao meio ambiente.
O Tribunal de Justiça de Roraima tem se dedicado a ações voltadas para a preservação ambiental e o manejo adequado dos resíduos. De acordo com Maria das Graças Santos Dias, servidora da Ouvidoria-Geral de Justiça do TJRR, essa iniciativa nas escolas de Boa Vista reafirma o compromisso contínuo do Poder Judiciário local com a proteção da natureza.
"Nesse contexto também é debatido nas escolas as queimadas tão evidentes em Roraima, e as nossas palestras de educação ambiental contribuem para uma mudança de valores e atitudes, capacitando os alunos a identificar e enfrentar questões socioambientais", ressaltou a servidora do TJRR.
O projeto de Educação Ambiental, continuado pela Ouvidoria do TJRR, teve início em 2023 no Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário de Roraima (CMC/TJRR). Idealizado a partir da mostra fotográfica realizada pelo servidor Orib Ziedson Gomes, que retratou pontos de Boa Vista com descarte inadequado de lixo e incêndios urbanos, a iniciativa visa trabalhar a conscientização ambiental por meio de exposições, palestras e a promoção da preservação dos recursos naturais para as futuras gerações.