.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   

       

PROTEÇÃO A MULHER - TJRR implementa programa EMA’NUM para enfrentar violência doméstica contra magistradas e servidoras

Foto: Divulgações
Imagem colorida mostra mão segurando um celular com o imagem com a seguinte escrita: "Proteção a Mulher", abaixo mostra cinco mulheres estendendo a mão para frente. Em alusão ao Programa EMA´NUM.
 
Acompanhe a matéria tambem em audio
 
Promover um espaço seguro, de apoio e atenção às mulheres que atuam no Judiciário de Roraima é o objetivo do projeto EMA’NUM -"mulher com muita beleza", elaborado pela Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica do Tribunal de Justiça de Roraima (Cevid/TJRR), juntamente com outros setores do Poder Judiciário. 
 
O projeto, lançado na semana em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, 08 de Março, estabelece um protocolo de prevenção, acolhimento, orientação e acompanhamento de mulheres em situação de violência doméstica e familiar que fazem parte do quadro funcional do TJRR. 
 
Atendendo à recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) nº 102, o judiciário roraimense adotou o Protocolo Integrado de Prevenção e Medidas de Segurança Voltado ao Enfrentamento à Violência Doméstica Praticada em face de magistradas e servidoras.
 
Para a juíza coordenadora da Cevid, Suelen Alves, o projeto visa promover a igualdade de gênero e o empoderamento feminino, estabelecendo medidas preventivas, protetivas e reparatórias. As ações incluem campanhas educativas, criação de canais de atendimento, análise de risco, capacitação em direitos humanos sob a perspectiva de gênero, entre outras.
 
“A violência doméstica, infelizmente, é uma realidade a qual ninguém está imune. Com essa ação a CEVID busca “fazer a tarefa de casa”, trazendo para dentro do nosso Tribunal o importante debate sobre a violência doméstica, para que todas nós sejamos capazes de identificar os sintomas de um relacionamento abusivo e buscar o auxílio necessário", destacou a magistrada.
 
O apoio as mulheres dentro da estrutura do judiciário se dá, não só por ações internas, como a entregar folders, realização de workshop integrativo, rodas de conversa, e a divulgação de ações sobre violência psicológica, violência moral, violência física, violência sexual e violência patrimonial, mas também por um fluxo de atendimento, desde o acolhimento da vítima, emissão de medida protetiva, adoção de botão do pânico e monitoramento, até visitas institucionais por parte da segurança do Judiciário.
 
A Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica do Tribunal de Justiça de Roraima elaborou, em parceria com o Núcleo de Comunicação e Relações Institucionais (Nucri), um folder para orientação de atendimento referente a casos relacionados a  violência domestica e familiar que envolvam magistradas, servidoras ou colaboradoras do Poder Judiciário. O arquivo pode ser conferido no link: Acesse Aqui
 
EMA’NUM
 
O termo "EMA’NUM" é de origem da língua Macuxi, que é falada pela etnia indígena que habita a região do Monte Roraima. Significa "mulher com muita beleza" e foi escolhido como uma homenagem às mulheres do judiciário roraimense, além de valorizar a cultura local.
 
 
 
Ícone WhastsApp Ícone Flickr TJRR Ícone Instagram TJRR  Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte