Fotos: Nucri/TJRR
O descarte incorreto de metais pesados na natureza acarreta prejuízos no ecossistema. Por isso, desde 2019, o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) disponibiliza Ecopontos para o descarte correto de pilhas e baterias em todas as suas unidades judiciais da capital.
A iniciativa visa cumprir com a Resolução do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Nº 400/2021, o Plano de Logística Sustentável do Poder Judiciário de Roraima (PLS) 2021-2026, e os objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS) para a Agenda 2030.
Entretanto, mesmo com a instalação dos Ecopontos, descartes indevidos vêm ocorrendo. Os Ecopontos são lixeiras específicas para descarte de pilhas e baterias e não devem receber outro tipo de material. As demais lixeiras que estão espalhadas pelas unidades do Poder Judiciário de Roraima também não devem ser o destino de pilhas e baterias que já não funcionam mais.
A chefe do Setor de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do TJRR, Ana Lívia Sá, destaca a importância dessa ação.
"As pilhas e baterias têm produtos químicos altamente tóxicos que podem contaminar o solo e as águas, se forem descartados incorretamente.Por isso, a coleta desses produtos é realizada para garantir que recebam destino adequado”, destacou a servidora.
Os resíduos descartados corretamente nos Ecopontos são destinados trimestralmente às empresas de coleta pelo Setor de Sustentabilidade e Responsabilidade Social do TJRR.
Veja em que locais estão instalados os Ecopontos no Poder Judiciário de Roraima:
PALÁCIO DA JUSTIÇA - Praça do Centro Cívico, 296 – Centro
FÓRUM ADVOGADO SOBRAL PINTO - Praça do Centro Cívico, 666 – Centro
FÓRUM CRIMINAL MINISTRO EVANDRO LINS E SILVA - Avenida Cabo PM José Tabira de Alencar Macedo, 602 - Bairro Caranã
VARAS DA INFÂNCIA E JUVENTUDE - Aveida Ataíde Teive, 4270 – Bairro Caimbé
SEDE ADMINISTRATIVA - EDIFÍCIO LUIZ ROSALVO INDRUSIAK FIN - Avenida Capitão Ene Garcez, 1.696 – Bairro São Francisco