.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   Botão  da Rede Social Twitter do TJRR

Selos Prêmios TJRR       

VALORIZAÇÃO CULTURAL - Exposição do Centro de Memória do TJRR apresenta história e tradição das comunidades indígenas

 

Fotos: Nucri TJRR
 
foto colorida de artefatos indígenas expostos em uma bancada de vidro
 
 
O conhecimento da cultura dos povos originários é fundamental para a compreensão da história regional. Nesse contexto, o Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário  de Roraima (CMC) promove a exposição temporária: "Vida e Cotidiano Indígena", com o objetivo de reconhecer e valorizar as tradições indígenas.
 
O trabalho apresenta objetos das etnias Yanomami, Wai-Wai, Macuxi, Ye'kwana, Waimiri-Atroari e Taurepang, proporcionando uma imersão nos costumes e no cotidiano desses povos.
 
 
Foto colorida de artefatos indígenas expostos em uma mesa e acima na parede está adesivado “tempo de cultuar”
 
A mostra está organizada em três segmentos: Tempo de Cozinhar — com utensílios para produção de alimentos e armas caça — , Tempo de Cultuar — com instrumentos musicais como tambor, chocalho, flautas, etc., — e o Tempo de Adornar, onde estão expostos itens como cocares, tangas, miçangas, carimbos corporais, entre outros que simbolizam as culturas originárias.
 
Esta é a segunda vez que o Centro de Memória e Cultura dedica uma exposição à cultura indígena. Hugo Mendes, historiador do CMC, ressalta a importância dessas mostras como forma de entrar em contato com uma antiga e rica herança cultural.
 
"Os objetos exibidos são empregados no cotidiano dos povos originários e permitem que as pessoas compreendam aspectos dessa vivência. O equilíbrio entre suas produções com o meio ambiente é apresentado por meio de ricas tradições de diversas etnias representadas."
 
Foto colorida de cestas, flechas e panelas de barro indígenas que estão expostos em uma mesa e acima, na parede, está adesivado “tempo de cozinhar”
 
O acesso ao acervo cultural é gratuito e está aberto ao público. A exposição encontra-se no Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário de Roraima, localizado na Avenida Ville Roy, bairro São Pedro, aberta de segunda a sexta, das 9h às 17h.
 
Ícone WhastsApp Ícone Instagram TJRR Ícone Twitter TJRR Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte