.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   Botão  da Rede Social Twitter do TJRR

Selos Prêmios TJRR       

SOLO SEGURO - Semana de Regularização Fundiária é encerrada com realização de simpósios e entrega de títulos

Fotos: NUCRI/TJRR
 
foto colorida do auditório cheio de gente sentada
 
Um evento voltado para a regularização fundiária garantiu à população das áreas urbanas e rurais do Interior do Estado de Roraima, o recebimento de títulos definitivos. A iniciativa fez parte da Semana Nacional de Regularização Fundiária “Solo Seguro” e além da entrega dos títulos, foram realizados simpósios para discutir com profissionais da área do direito, temas relacionados ao assunto.

A ação é do Programa Permanente de Regularização Fundiária na Amazônia Legal, instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), com atuação direta da Corregedoria-Geral de Justiça do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR).
 
foto colorida dando enfoque no presidente do TJRR sentado no auditorio
 
Para o presidente do TJRR desembargador Jésus Nascimento, é por meio de uma ação como essa que o Poder Judiciário pode dar segurança jurídica às pessoas no local onde elas residem ou trabalham.
 
"Nós vimos um vídeo mostrando o contentamento, a felicidade das pessoas em receber o documento que atesta que elas são donas dos locais onde moram. Isso não tem preço" afirmou.
 
A ação teve início no dia 17 de agosto, com a realização da 1ª Conferência de 2023 de Direito Notarial e Registral. O evento sediado no auditório do Fórum Advogado Sobral Pinto, seguiu também durante a tarde do dia 18 de agosto e reuniu autoridades regionais e nacionais para discutir temas relevantes relacionados ao registro de imóveis, regularização fundiária, atuação dos cartórios de registro de imóveis e legislação de proteção de dados.

O corregedor-geral de Justiça, desembargador Mozarildo Cavalcanti, destacou o sucesso do evento.
 
“Tivemos dois eventos para estudos justamente sobre a questão fundiária, aprimorando os conhecimentos da população em geral e da comunidade jurídica. Foi um grande sucesso e estamos muito felizes por isso”.
 
Durante os dias 28 a 31 de agosto, foram entregues para a população do interior do estado mais de mil títulos definitivos, nos municípios de São Luiz, 68 títulos, Rorainópolis, 373 títulos, Alto Alegre 45 títulos e na Capital Boa Vista, 33 títulos pelo Incra no PA Nova Amazônia e 300 títulos entregues pelo Instituto de Terras de Roraima – Iteraima.
 
foto colorida de beneficiários pousando para a foto e com os titulos na mão
 
Para que a ação ocorresse, nos últimos dois meses, a juíza Rafaella Holanda, auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça do TJRR, buscou dialogar com instituições dos três níveis administrativos da Federação, órgãos e entidades envolvidas na pauta da regularização fundiária. Para a juíza, a entrega dos títulos foi apenas o primeiro passo de um grande trabalho.
 
“Nós concluímos esse evento com o coração cheio de alegria por ter entregue tantos títulos, todos devidamente registrados, por termos feitos esses eventos para dar conhecimento à população como um todo, a respeito do registro, a respeito de regularização diária e a semana não encerra nada, afinal o programa de regularização fundiária é permanente, é constante, ainda temos muito trabalho pela frente”.
 
A previsão é de que ainda sejam entregues mais de 15 mil títulos para a população, como explica a presidente da Associação de Notários e Registradores do Estado de Roraima (Anoreg/RR), Inês Maraschin.
 
“Como o tempo foi muito exíguo, não deu para entregar todos os títulos, mas a campanha é permanente, ela vai continuar e no decorrer do tempo nós vamos entregar todos esses títulos com os lotes todos registrados no cartório. E isso é muito importante não só pra sociedade, mas pros próprios municípios, afinal, vai além da segurança jurídica, é uma implementação de um direito”.
 
A delegatária do Ofício Único da Comarca de Alto Alegre e interina do Cartório de Registros de Imóveis de Boavista, Mirly Rodrigues Martins, enfatizou a importância da primeira conferência e destacou o trabalho realizado no Estado de Roraima em relação às regularizações urbanas.
 
“O evento foi um sucesso. Nosso objetivo principal é regularizar nossos bairros, tanto aqui em Boa Vista quanto nos municípios do interior e a participação do Tribunal de Justiça de Roraima é muito importante, porque eles fazem uma intermediação entre a sociedade e os cartorários com os órgãos do Poder Executivo, da Administração Pública, dos Institutos de Terras, os prefeitos e os demais gestores que desenvolvem suas atividades nessa questão imobiliária”.
 
No dia 1º de setembro foi realizada a finalização do simpósio. A advogada, Aline Zago, prestigiou o evento e apontou a importância de debater e difundir o que tange a regularização fundiária no Estado.
 
“Nós estamos vivenciando hoje o que trata não só do evento Solo Seguro, mas também da segurança de fato jurídica que nós tanto temos que falar, reiterar e debater não entre nós advogados e advogadas que compõe o processo de regularização fundiária como toda a sociedade em peso para que venha conhecer o procedimento e de fato se regularizar”.
 
foto colorida no palco do auditório reunindo  alguns participantes que estiveram presente na semana do solo seguro
 
Também participaram do evento: o governador de Roraima, Antônio Denarium,  desembargador Erick Linhares, Dilma Costa, presidente do Iteraima, Alysson Macedo, o Registrador de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre, João Pedro Lamana Paiva; a especialista em Compliance e LGPD, assessora jurídica da Corregedoria - Geral de Justiça do Estado de Mato Grosso, Keila Cunha; Robervando Magalhães e Silva - Diretor de Gestão Extrajudicial da CGJ; o especialista em Direito Notarial e Registral, Tabelião do 9º Tabelionato de Porto Alegre e conselheiro no CNB/RS Alan Lanzarin; o mestre em Função Social do Direito, Registrador em São Luiz do Anauá, Tiago Natari Vieira; o Registrador de imóveis há 25 anos no Estado do RS, Marcos Salomão;  e a Oficial de Registradora de Imóveis - MG,  Ana Cristina Maia, Dr. Alan Provin, registrador imobiliário, Dr. Thiago Maciel, registrador imobiliário, diretor de Serviços Fundiários do Iteraima, Pedro Bacelar, Oficial de Registro de Imóveis.
 
Ícone WhastsApp Ícone Instagram TJRR Ícone Twitter TJRR Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte