.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   Botão  da Rede Social Twitter do TJRR

Selos Prêmios TJRR       

Ejurr atende quase 1200 pessoas na região Sul de RR

Foram realizadas palestras e oficinas gratuitas para estudantes e professores

Foto: Ejurr

Refletir sobre sonhos e desafios para o futuro. Com este e outros questionamentos, a  Escola Judicial de Roraima (Ejurr) percorreu cinco municípios da Região Sul de Roraima entre os dias 21 e 25 de agosto com a caravana do Projeto A Escola vai à escola. Cerca de 1200 pessoas entre estudantes e professores foram beneficiados com palestras e oficinas gratuitas em Rorainópolis, Caracaraí, São Luiz, São João da Baliza e Caroebe.

 

Foto colorida tirada em drone de uma quadra cheia de alunos reunidos em pé e pousando para a fotografica

A ação beneficiou estudantes como Ávila Rodrigues do município de São Luiz, a cerca de 310 km de Boa Vista, capital de Roraima. Paralelo aos estudos, a aluna vende doces para ter uma fonte de renda em busca de sonhos como cursar a faculdade de Biomedicina.

“A ação foi muito importante pra mim. Um dos pontos que eu coloquei como maiores desafios são as novidades do mundo. Quando a gente sair da casa dos nossos pais, sair da nossa cidade pra estudar, vai ter muita coisa pra gente conhecer. Precisamos de mais conversas assim na escola pra gente compartilhar nossas opiniões e nossos medos”.

O objetivo da caravana foi aproximar a justiça da sociedade, estimulando o ativismo e o protagonismo entre os jovens, além da utilização de metodologias ativas com base em ferramentas educacionais disponíveis nas próprias escolas.

foto colorida uma sala de aula com alunos fardados com vestimenta do colegio militarizado e a frente está o pedagogo Fernando Alves do Superior Tribunal de Justiça

O convidado especial do projeto foi o pedagogo Fernando Alves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que  abordou temas como mercado de trabalho e futuro.

“Nós temos vários “brasis” dentro de um único Brasil. Esse trabalho que o Tribunal de Justiça tem feito de se aproximar da sociedade e das comunidades é algo que precisamos estar destacando, que isso inclusive repercuta para que outros tribunais sigam o mesmo exemplo”.

No Colégio Militarizado João Rodrigues, que atende estudantes do Ensino Médio, o gestor pedagógico, Rubens Leitão, ressaltou a importância da ação para os formandos.

“Essa parceria veio a calhar com o que precisamos e com o que os alunos já almejavam. Eles estão se preparando para entrar na universidade e precisam de direcionamento para o futuro”.

foto colorida em um patio d euma escola e a frente está o pedagogo Fernando Alves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ)

Na  Escola Estadual Alan Kardec, a gestora, Rute Custódio, apontou que o projeto trouxe estímulo para os estudantes, em sua maioria residentes da zona rural do município de São Luiz. 

“Muitos residem em uma área de difícil acesso e até de informações da própria internet. Então essa palestra vem pra colocar sentido na vida deles, que pra ser alguém tem todo um tempo de preparação na vida”.

foto colorida do pedagogo Fernando Alves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ) falando ao microfone e ao fundo há pessoas sentadas em cadeiras prestando atenção

A professora Claudiene Pinheiro participou da oficina para educadores. Ela atua no município de Caroebe, distante 351 km da capital de Roraima e destaca a necessidade do projeto entre educadores de regiões mais distantes.

“Foi extremamente gratificante. Eu acredito muito nesse tipo de medida, de ação dentro das escolas, para que a gente desenvolva metodologias mais ativas, estar mais próximos dos alunos e mantê-los dentro da escola”.

O diretor da Ejurr, desembargador Cristóvão Suter, participou das ações nos municípios de Rorainópolis, São Luiz, São João da Baliza e Caroebe, onde foram assinados termos de adesão e compromisso ao projeto.

“Eu diria que é uma caravana da cidadania. Encontramos um público seleto e ansioso por novos conhecimentos. Tivemos a felicidade de ter o professor Fernando que é formador do Superior Tribunal de Justiça e da Enfam. Isso significa trazer conhecimentos preciosos para um momento tão especial que é a  juventude.”.

foto colorida dando enfoque noDiretor da Ejurr, Desembargador Cristovão Suter

Escolas atendidas  
Ao todo, foram realizadas cinco oficinas para professores e oito palestras para estudantes. As ações começaram em 21 de agosto na Escola Estadual José de Alencar no município de Rorainópolis. No dia 22 de agosto, a caravana esteve no município de Caracaraí no Instituto Federal de Roraima (IFRR) - Campus Novo Paraíso.  No dia 23 de agosto, o projeto esteve em São Luiz na Escola Estadual Professor Alan Kardec e no Colégio Militarizado João Rodrigues. No dia 24, as ações foram desenvolvidas na Escola Estadual Francisco Ricardo Macedo e na Escola Estadual Henrique Dias. A caravana finalizou em Caroebe nas Escolas Estadual Tereza Teodoro de Oliveira e Dom Pedro I.


Projeto A Escola vai à escola
Desde 2019, a Ejurr já atendeu mais de 2000 estudantes por meio de palestras e atividades com formadores regionais e de destaque nacional sobre temas como cultura da paz, mercado de trabalho, gestão da emoção, empreendedorismo, entre outros assuntos. Em 2023, o projeto foi ampliado para atender estudantes,  professores, servidores das escolas, pais, mães e responsáveis por estudantes.


Confira a galeria de fotos no flickr
https://www.flickr.com/photos/ejurr_oficial/albums

Fonte EJURR

 
Ícone WhastsApp Ícone Instagram TJRR Ícone Twitter TJRR Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte