.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   Botão  da Rede Social Twitter do TJRR

Selos Prêmios TJRR       

JUSTIÇA RESTAURATIVA - Tribunal de Justiça de Roraima divulga o Projeto ReDialogar

A ação visa conectar a rede de proteção à infância e juventude no estado de Roraima por meio de oficinas, palestras e rodas de conversas
 
Fotos: Nucri/TJRR
 
card em branco escrito "projeto redialogar" em azul escuro
 
O Tribunal de Justiça de Roraima, por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ/TJRR), divulga o “Projeto ReDialogar - Reconstruindo diálogos na rede de proteção e concretização de direitos da Infância e Juventude do Estado de Roraima”, objetivando a melhoria da atuação da Rede de Proteção às crianças e adolescentes.
 
O Projeto propõe a requalificação do diálogo entre o Poder Judiciário e a Rede de Proteção à Infância e Juventude do Estado de Roraima, por meio do aprimoramento das interações e fluxos entre as instituições, como o Conselho Tutelar, CRAS, CREAS e os Conselhos Municipais e Estaduais de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA e CEDCA).
 
Segundo o servidor Josué Teles, da Coordenadoria e redator principal do projeto, a ação garantirá a melhoria do contato da rede de apoio a crianças e adolescentes entre si e com o judiciário.
 
“A principal consequência que isso causa é a melhoria do funcionamento da rede de proteção, que passa a dar respostas às demandas do cidadão de forma mais rápida e resolutiva, atendendo com maior eficiência”, comenta.
 
A iniciativa visa criar um sistema de proteção integrado, cooperativo e solidário, no qual diferentes atores possam atuar de forma articulada e célere ao otimizar a resolução de problemas dentro da Rede, minimizando a necessidade de judicialização.
 
O projeto será dividido em etapas e utilizará círculos restaurativos para sensibilização, diagnóstico e comunicação entre os diversos atores da Rede de Proteção, incluindo o Judiciário e garantirá que profissionais das áreas de assistência social, psicologia, direito, educação, saúde, entre outras, adquiram conhecimentos sobre a Justiça Restaurativa e suas técnicas. 
 
Por meio da implementação da Justiça Restaurativa, o projeto contribuirá para a prevenção de violações de direitos, com potencial para influenciar outras regiões do país, garantindo o fortalecimento das instituições dedicadas à efetivação dos direitos de crianças e adolescentes e contribuindo significativamente para a prevenção de violações de direitos. 
 
“A Justiça Restaurativa é uma abordagem que busca resolver conflitos de forma pacífica e transformadora, promovendo a comunicação e o diálogo entre as partes envolvidas, reanimando relações cordiais e minimizando os danos causados por eventuais atritos decorrentes de questões de ordem pessoal ou profissional”, conclui o servidor.
 
 
Ícone WhastsApp Ícone Instagram TJRR Ícone Twitter TJRR Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte