Fotos: Nucri/TJRR

O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), por meio das Varas da Infância e Juventude, promoveu entre os dias 21 e 23 de junho um curso preparatório para pessoas interessadas em adotar crianças ou adolescentes. A iniciativa visa oferecer preparação para a adoção, direcionada às pessoas que já deram início ao processo de habilitação junto às Varas competentes. Esta será a primeira turma de 2023.
O curso foi conduzido pelos técnicos do Setor Interprofissional das Varas da Infância e Juventude do Poder Judiciário de Roraima, que incluem psicólogos, pedagogos e assistentes sociais.
A psicóloga das Varas da Infância do TJRR, Ana Luiza Moreira, está encarregada de conduzir as atividades. Ela coordenou a elaboração de um plano de conteúdos para atender às demandas daqueles que desejam ser inseridos no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNAA).
"É um grande prazer realizar e participar do curso de habilitação para adoção todos os anos. É um desafio, pois estamos sempre nos atualizando para fazer acontecer. Além de ser uma etapa obrigatória para quem pretende adotar, essa capacitação proporciona um espaço para reflexão e interação entre os participantes, onde eles podem compartilhar suas experiências, percepções e sentimentos em relação à adoção", explicou Ana Luiza.
Durante o curso, foram abordados temas relacionados a expectativas e motivações para a adoção, preconceitos e mitos que envolvem o tema. Além de discutir assuntos relacionados a adoções necessárias, adoções tardias, grupos de irmãos, crianças e adolescentes com deficiência ou de origem étnica diversa, bem como apresentação de estatísticas do Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento.
A Lei nº 12.010/09, em vigor no Brasil desde novembro de 2009, estabelece que a inscrição no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento para pessoas interessadas em adotar crianças e adolescentes deve ser precedida obrigatoriamente por um período de preparação psicossocial e jurídica, realizado pela equipe técnica da Justiça da Infância e Juventude. Portanto, desde 2010, em Roraima, o Curso Preparatório aos Postulantes à Adoção tem sido realizado semestralmente, de forma presencial.