O Tribunal de Justiça de Roraima promoveu uma blitz sustentável nesta quarta-feira (7), marcando o terceiro dia de atividades da 7ª Semana do Meio Ambiente. Durante a ação, que ocorreu nos prédios do TJRR na capital, foram distribuídas mudas de plantas e compartilhadas orientações sobre sustentabilidade com servidores(as), magistrados(as), colaboradores terceirizados, estagiários(as) e visitantes.
A blitz sustentável foi conduzida pelo Setor Socioambiental do TJRR, que se empenharam em promover a conscientização ambiental entre os colaboradores do tribunal. A iniciativa buscou engajar a todos em práticas sustentáveis, visando a preservação do meio ambiente.
Além da entrega de mudas de plantas, incentivando o plantio e a preservação da flora local, foram repassadas orientações sobre a importância da adoção de atitudes ecologicamente corretas, como o consumo consciente, a redução do uso de recursos naturais e a destinação adequada de resíduos, com dicas simples como a adoção de uma garrafa de água, a regulação da temperatura das centrais de ar, e o uso racional de papel.
A chefe do setor Socioambiental do TJRR, Ana Lívia Sá, aproveitou a ocasião para destacar a importância da responsabilidade ambiental no contexto institucional. “Percorremos as unidades com informações importantes para que possamos consumir de forma mais sustentável, para que a gente continue a manter padrões de consumo saudáveis dentro da instituição”, destacou.
A ação também recebeu elogios dos participantes, que destacaram a importância de iniciativas como essa para a promoção da sustentabilidade e para a conscientização de todos os envolvidos. A distribuição das mudas de plantas foi vista como um gesto simbólico que representa o compromisso do TJRR com o meio ambiente e com a construção de um futuro mais equilibrado.
PROGRAMAÇÃO
A programação da Semana do Meio Ambiente segue na próxima semana. Na segunda-feira (12), será realizada uma palestra sobre “Energias Renováveis e Alternativas para a Redução da Dependência de Combustíveis Fósseis”, às 9 horas, na sala 415, localizada no quarto andar do prédio administrativo, podendo ser acompanhada pelo canal do TJRR no Youtube.
No último dia de programação, 13 de junho, será realizado um Bazar e uma Feira de Orgânicos, no Fórum Criminal Ministro Evandro Lins e Silva.
O Bazar é uma oportunidade para desapego de itens como roupas, sapatos e acessórios entre servidores do Tribunal, e os interessados em participar podem se inscrever no link: https://forms.gle/AAkajuBT1QUYqDSM7. Já durante a Feira de Orgânicos, a Associação Camponesas do Lavrado vai comercializar uma série de produtos orgânicos como frutas, legumes e vegetais.