Fotos: Nucri/TJRR
O III Encontro de Boas Práticas entre Tribunais do Bioma Amazônico foi realizado pelo Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), nesta terça-feira (6), como parte das atividades da 7ª Semana do Meio Ambiente. O evento ocorreu de forma remota e promoveu a troca de experiências entre magistrados e servidores que atuam na área de política socioambiental em cada tribunal. O foco principal das discussões foi a sustentabilidade, visando aprimorar as práticas adotadas pelos tribunais em relação à proteção e preservação do meio ambiente na região amazônica.
Durante a reunião, foram apresentadas e discutidas diversas iniciativas implementadas pelos Tribunais de Justiça presentes. Os participantes compartilharam casos de sucesso, projetos inovadores e medidas efetivas que contribuíram para a conscientização e a adoção de práticas sustentáveis nos respectivos tribunais.
Entre as boas práticas destacadas estiveram a mudança da matriz energética dos tribunais para uso da energia solar. O TJRR foi pioneiro e hoje conta com 100% de seus prédios alimentados por energia renovável, por meio do Programa Lumen. Também foram debatidos temas como a adoção de processos eletrônicos para reduzir o consumo de papel, a implementação de políticas de economia de energia e água, a promoção de capacitação e conscientização sobre questões ambientais para magistrados e servidores, e a parceria com instituições e organizações socioambientais locais.
Além disso, os participantes discutiram a importância do papel do Poder Judiciário na defesa do meio ambiente e da biodiversidade da região amazônica. O presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável do TJRR, juiz Jarbas Lacerda de Miranda abriu o evento, conduzido pela chefe do Setor de Gestão Socioambiental e Acessibilidade do TJRR, Ana Lívia Sá.
Para ela, o encontro proporcionou um espaço de aprendizado e fortalecimento das ações ambientais promovidas pelos tribunais, além de incentivar a colaboração e a cooperação entre eles. A troca de experiências e conhecimentos permitiu identificar novas oportunidades e desafios, impulsionando a busca por soluções cada vez mais eficientes e sustentáveis.
PROGRAMAÇÃO
Nesta quarta-feira (7), o Poder Judiciário fará uma Blitz Sustentável. Servidores e estagiários do Setor de Gestão Socioambiental e Acessibilidade percorrerão as unidades do Tribunal de Justiça dando orientações em relação ao consumo consciente de papel, café, água e energia elétrica.
A programação segue na próxima semana. Na segunda-feira (12), será realizada uma palestra sobre “Energias Renováveis e Alternativas para a Redução da Dependência de Combustíveis Fósseis”, às 9 horas, na sala 415, localizada no quarto andar do prédio administrativo, podendo ser acompanhada pelo canal do TJRR no Youtube.
No último dia de programação, 13 de junho, será realizado um Bazar e uma Feira de Orgânicos, no Fórum Criminal Ministro Evandro Lins e Silva.
O Bazar é uma oportunidade para desapego de itens como roupas, sapatos e acessórios entre servidores do Tribunal, e os interessados em participar podem se inscrever no link: https://forms.gle/AAkajuBT1QUYqDSM7. Já durante a Feira de Orgânicos, a Associação Camponesas do Lavrado vai comercializar uma série de produtos orgânicos como frutas, legumes e vegetais.