A norma garante um sistema de gestão da qualidade, propiciando a melhoria dos processos da organização e, consequentemente, melhor serviço prestado à população.
Fotos: Nucri/TJRR
O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) adotou o padrão normativo, NBR ISO 9001:2015, com o objetivo de estruturar o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), direcionando as ações para a melhoria contínua dos serviços prestados e para a promoção da justiça e da paz na sociedade.
O Núcleo de Auditoria Interna (NAI), realizou no mês de maio, a primeira auditoria interna do sistema de gestão da qualidade, ISO 9001:2015, na Terceira Vara Cível de Boa Vista. De acordo com o calendário estabelecido pelo SGQ, haverá ainda no mês de junho, auditoria na Secretaria Unificada das Varas da Infância e Juventude de Boa Vista.
A equipe do NAI se reunirá em junho com o presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, desembargador Jésus Nascimento, como parte da fase de preparação para a auditoria externa que está prevista para ocorrer em novembro deste ano.
Ao final do exercício de 2023, o Tribunal de Justiça do Estado de Roraima pretende manter a certificação das quatro unidades já certificadas (Vara de Entorpecentes e Organizações Criminosas, Secretaria Unificada das Varas Criminais, Terceira Vara Cível da Comarca de Boa Vista e Secretaria Unificada das Varas da Infância e Juventude) e expandir a certificação para mais quatro unidades (Secretaria Unificada dos Juizados Especiais Cíveis, Gabinetes da 1ª e 2ª Varas da Violência Doméstica e Secretaria Unificada da Violência Doméstica), com o propósito de tornar a prestação jurisdicional mais célere e efetiva à sociedade.
Sobre a ação
A ISO (International Standardization Organization) é uma organização internacional independente e não governamental, fundada em 1946 e sediada em Genebra, na Suíça, que reúne especialistas para compartilhar conhecimentos e desenvolver padrões internacionais com especificações de classe mundial para produtos, serviços e sistemas, com o objetivo de garantir qualidade, segurança e eficiência relevantes para o mercado, às empresas e organizações públicas e privadas. Sempre com o foco na inovação, oferecem soluções para os desafios globais.
Dentre todos os padrões, destaca-se a Norma ISO 9001:2015, hoje a norma com o maior número de organizações certificadas em todo o mundo, por ser aplicável a todo tipo de organizações públicas e privadas, indústria, comércio e serviços. Esta é a norma base para o estabelecimento do Sistema de Gestão da Qualidade. Para obter esta certificação, todas as atividades da instituição devem ser pautadas em um padrão de qualidade e assim, como resultado, haverá serviços com características superiores.
A norma garante um sistema de gestão da qualidade, propiciando a melhoria dos processos da organização e, consequentemente, melhor serviço prestado à população.
Fotos: Nucri/TJRR
O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) adotou o padrão normativo, NBR ISO 9001:2015, com o objetivo de estruturar o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), direcionando as ações para a melhoria contínua dos serviços prestados e para a promoção da justiça e da paz na sociedade.
O Núcleo de Auditoria Interna (NAI), realizou no mês de maio, a primeira auditoria interna do sistema de gestão da qualidade, ISO 9001:2015, na Terceira Vara Cível de Boa Vista. De acordo com o calendário estabelecido pelo SGQ, haverá ainda no mês de junho, auditoria na Secretaria Unificada das Varas da Infância e Juventude de Boa Vista.
A equipe do NAI se reunirá em junho com o presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, desembargador Jésus Nascimento, como parte da fase de preparação para a auditoria externa que está prevista para ocorrer em novembro deste ano.
Ao final do exercício de 2023, o Tribunal de Justiça do Estado de Roraima pretende manter a certificação das quatro unidades já certificadas (Vara de Entorpecentes e Organizações Criminosas, Secretaria Unificada das Varas Criminais, Terceira Vara Cível da Comarca de Boa Vista e Secretaria Unificada das Varas da Infância e Juventude) e expandir a certificação para mais quatro unidades (Secretaria Unificada dos Juizados Especiais Cíveis, Gabinetes da 1ª e 2ª Varas da Violência Doméstica e Secretaria Unificada da Violência Doméstica), com o propósito de tornar a prestação jurisdicional mais célere e efetiva à sociedade.
Sobre a ação
A ISO (International Standardization Organization) é uma organização internacional independente e não governamental, fundada em 1946 e sediada em Genebra, na Suíça, que reúne especialistas para compartilhar conhecimentos e desenvolver padrões internacionais com especificações de classe mundial para produtos, serviços e sistemas, com o objetivo de garantir qualidade, segurança e eficiência relevantes para o mercado, às empresas e organizações públicas e privadas. Sempre com o foco na inovação, oferecem soluções para os desafios globais.
Dentre todos os padrões, destaca-se a Norma ISO 9001:2015, hoje a norma com o maior número de organizações certificadas em todo o mundo, por ser aplicável a todo tipo de organizações públicas e privadas, indústria, comércio e serviços. Esta é a norma base para o estabelecimento do Sistema de Gestão da Qualidade. Para obter esta certificação, todas as atividades da instituição devem ser pautadas em um padrão de qualidade e assim, como resultado, haverá serviços com características superiores.