.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   

       

LEITURA ABRE PORTAS - Projeto de incentivo à leitura para adolescentes é lançado pelo Tribunal de Justiça de Roraima

 
Foto: Nucri/TJRR
 
foto colorida de jovens do Centro SocioEducativo Homero de Souza Cruz Filho (CSE). sentados em cadeiras de plástico branca
 
Fomentar o acesso à leitura aos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas em Roraima é um dos objetivos do projeto piloto “Leitura Abre Portas: porque ler te faz livre", lançado nessa quinta-feira, 27 de abril, no Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário durante a programação de aniversário de 32 anos do Tribunal de Justiça de Roraima. 
 
A ação é uma parceria entre o Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF), a Coordenadoria da Infância de Juventude (CIJ) e a Biblioteca, ambas unidades do Tribunal de Justiça de Roraima, juntamente com Centro SocioEducativo Homero de Souza Cruz Filho (CSE). 
 
O presidente do Poder Judiciário roraimense, desembargador Jésus Nascimento, ressaltou a importância da iniciativa para a mudança de vida dos adolescentes e a reinserção na sociedade. 
 
“O Poder Judiciário está fazendo  a sua parte com essa função social. O projeto tem o objetivo de mostrar para os do CSE a importância da leitura e do estudo para a vida deles”. 
 
Para que o projeto possa ser realizado com os adolescentes, o Poder Judiciário de Roraima irá disponibilizar inicialmente um acervo com cerca de 50 livros de literatura infantojuvenil e gibis que será ampliado e atualizado periodicamente, para que as obras possam ser trabalhadas pelos professores, com atividades de estímulo do senso crítico, juntamente com os adolescentes, e um notebook para o desenvolvimento das atividades dos profissionais que atuam no segmento.
 
foto colorida no  Centro SocioEducativo Homero de Souza Cruz Filho (CSE).
 
O Supervisor do GMF, desembargador Almiro Padilha, destacou o papel do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário para o êxito do projeto. 
 
"Nós podemos ajudar fomentando esse projeto, arrecadando livros, fazendo com que esses adolescentes se interessem pela leitura.  Falando que aquele momento que estão passando é passageiro e eles podem seguir na vida sendo vitoriosos. É isso que o GMF quer e irá fazer”.
 
A idealização do projeto prevê também a realização de campanhas de doação de livros com critérios definidos, de eventos culturais visando o incentivo a leitura e a organização de workshops, oficinas, laboratórios e cursos que auxiliem na construção de habilidades que contribuam para o desenvolvimento profissional. 
 
Segundo a bibliotecária do TJRR, Madrice Cunha, o projeto irá estimular o raciocínio, aprimorar a capacidade interpretativa e proporcionar um enriquecimento cultural, o acesso e estímulo à leitura é essencial para ampliação das condições de convívio social e de interação.
 
foto colorida dos pés dos jovens  Centro SocioEducativo Homero de Souza Cruz Filho (CSE).
 
A Bibliotecária Maryluci Melo comentou que o projeto foi pensado para acolher os adolescentes por meio da leitura.
 
“A filosofia do projeto é que por meio da leitura é possível mudar os pensamentos e as intenções, considerando que as intenções devem ser sempre alinhadas com as ações, corroborar para que eles possam por meio da leitura ter nova atitude diante da vida”.
 
O Gerente da Unidade de Internação do CSE, Genildo Pedro da Silva, o projeto irá auxiliar tanto na educação dos adolescentes, na busca por conhecimento, quanto no convívio social e na manutenção da saúde mental dos mesmos. 
 
A ideia é de que o projeto alcance, futuramente, todo o público que cumpre medidas socioeducativas no estado de Roraima, com implantação em cada unidade prisional. 
 
Estiveram presentes na solenidade ainda o diretor da Escola do Poder Judiciário (EJURR) e coordenador do Centro de Cultura e Memória, desembargador Cristóvão Suter, o juiz Marcelo Lima de Oliveira, coordenador da Infância e Juventude (CIJ) do TJRR e presidente da Associação dos Magistrados de Roraima (Amarr), o  juiz titular da 1ª Vara da Infância e Juventude, Parima Dias Vera e a secretária de Trabalho e Bem-Estar Social, Tânia Soares de Souza.
 
 
Ícone WhastsApp Ícone Flickr TJRR Ícone Instagram TJRR  Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

 

Ícone Mapa do Site     Banner Radar da Transparência Pública

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte