QUALIDADE DE VIDA - Palestra debate a importância do tratamento da fibromialgia

 
A fibromialgia é uma doença reumática, que tem como principal sintoma dor generalizada na musculatura corporal.
 
Fotos: Nucri/TJRR
 
Imagem colorida mostra o médico especialista em dor e medicina paliativa Eugênio Patrício, durante palestra para servidoras e servidores do Poder Judiciário.
 
Ter qualidade de vida envolve uma rotina diária de cuidados com a saúde e o bem-estar, evitando assim, doenças como a fibromialgia (doença reumática, que tem como principal sintoma dor generalizada na musculatura corporal). Para debater o tema com magistrados, magistradas, servidores, servidoras, estagiários, estagiárias, trabalhadoras e trabalhadores terceirizados do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) foi realizada a palestra “O que é Fibramialgia”. 
 
O evento, realizado pelo Centro Médico e de Qualidade de Vida (CMQV), ocorreu nesta terça-feira (16), no prédio administrativo, e contou com a presença do palestrante Eugênio Patrício, médico especialista em dor e medicina paliativa. 
 
Durante o evento, o médico explicou como a doença reumatológica afeta a musculatura, causando dor, e comentou sobre como o tratamento e como os sintomas podem ser controlados e a qualidade de vida restabelecida.
 
“Existem não só medicamentos, mas vários tratamentos não medicamentosos, exercícios físicos, sono regulador que ajudam a trazer analgesia e a qualidade de vida para os pacientes diagnosticados com a fibromialgia. É importante falar, porque a educação em saúde é muito importante para que você aprenda sobre a doença e consiga até fazer uma identificação inicial e assim, procurar ajuda médica”.
 
Segundo o chefe de Saúde Integrativa do CMQV, Emerson Lourenço, o evento busca incentivar as pessoas a cuidarem da saúde.
 
“Sabemos que a fibromialgia afeta principalmente o público feminino e pelo menos 2% da população mundial, a um tempo atrás era mais difícil fazer o diagnóstico, mas hoje nós temos meios de diagnosticar e fazer o tratamento”.
 
A servidora Patsy da Gama Jones, esteve no evento e conta que o incentivo que a levou a participar não foi somente o fato de a doença atingir 80% da população feminina, mas principalmente, por ela conseguir adquirir conhecimento para ajudar no tratamento de uma   amiga diagnosticada com quadro clínico de fibromialgia.
 
“A palestra supriu minhas expectativas, estou absorvendo o máximo que posso para poder ajudar aqueles que têm essa doença”.

Botão Instagram TJRRBotão Youtube TJRRBotão Facebook TJRRBotão Twitter TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos
Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198.2800 - Palácio da Justiça
3198.4700 - Fórum Cível
3194.2699 - Fórum Criminal
3198.4900 - Prédio Administrativo
36215100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte