.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   Botão  da Rede Social Twitter do TJRR

Selos Prêmios TJRR       

AUDIÊNCIAS - 1ª Vara da Infância e Juventude realiza mutirão para regularização de guarda

 
Vinte e cinco audiências foram agendadas para o primeiro mutirão do ano envolvendo a população imigrante. 
 
Fotos: Nucri/TJRR
 
Juiz titular da 1ª Vara da Infância e da Juventude, Parima Veras, durante uma audiência virtual.
 
Um mutirão de audiências para regularização da guarda de crianças e adolescentes imigrantes foi realizado nesta quinta-feira (16),  pela 1ª Vara da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR). Foram atendidas 25 famílias que vivem em Roraima, a maioria delas abrigada no Posto de Triagem da Operação Acolhida, no bairro 13 de setembro. 
 
A ação é realizada com apoio do Posto Avançado de Atendimento do Programa Justiça Cidadã, do Tribunal de Justiça de Roraima, instalado no abrigo.
 
Estas audiências são fundamentais para solucionar questões de guarda, que interferem em casos de viagens da família, pois muitas serão interiorizadas, e atendimentos em instituições públicas como escolas e hospitais. 
 
Os mutirões, em regra, ocorrem uma vez por mês, mas caso haja demandas urgentes, são realizados de 15 em 15 dias, ou são feitas audiências pontuais, sempre da forma mais conveniente para a família, que geralmente se encontra em situação de vulnerabilidade social. 
 
“Esses mutirões de ações de guardas são realizados para proporcionar que as crianças e adolescentes imigrantes venezuelanos possam ser representados pelos pais, avós, enfim, por responsáveis em escolas, hospitais e em quaisquer outras repartições públicas que forem necessárias, e ainda para poder viajar nos programas de interiorização” destacou o juiz titular da 1ª Vara da Infância e da Juventude, Parima Veras. 
 
Ele explicou que esta cautela por parte das agências de aviação é fundamental para evitar crimes, como o tráfico de pessoas, por isso, é importante que as famílias estejam com suas documentações regulares.
 
A tecnologia também se consolidou como aliada do judiciário. As audiências, em regra, são realizadas por vídeo, todavia, as famílias podem comparecer presencialmente à Vara da Infância, caso seja mais cômodo para elas. Antes disso, as famílias abrigadas eram transportadas de van ou ônibus para as audiências. Agora esse processo se tornou muito mais simples, pois a própria gestão do abrigo reúne as famílias no posto do TJRR situado no abrigo, e os demais envolvidos, sejam eles  defensor público ou promotor de justiça, participam por vídeo, e o juiz sempre presencial na sala de audiências, tornando o processo mais ágil e facilitado para todas as partes. 
 
As famílias que desejarem tirar dúvidas sobre este assunto, podem procurar qualquer um dos órgãos que compõem a rede de proteção à criança e ao adolescente. 
 
“Essas famílias podem procurar os conselhos tutelares, a própria Vara da Infância, as agências da ONU, a Defensoria Pública, para orientações, enfim, nós temos várias entidades que pertencem a rede de proteção da infância e da juventude que podem colaborar com essas pessoas que estão chegando para fazer os encaminhamentos aos lugares certos para resolverem seus problemas”, destacou o juiz.
 
Acompanhe a reportagem em aúdio: 
 
 
Ícone WhastsApp Ícone Instagram TJRR Ícone Twitter TJRR Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte