Iniciativa busca incentivar a leitura e o pensamento crítico dos adolescentes
O Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Prisional e Socioeducativo do Tribunal de Justiça de Roraima (GMF/TJRR) entregou 354 livros para a biblioteca do Centro Socioeducativo Homero de Souza Cruz Filho (CSE), localizado na vila do Bom Intento, zona rural de Boa Vista.
As obras foram arrecadadas durante a campanha “Doe um Livro”, promovida pelo grupo em agosto. A campanha busca fomentar o projeto “Leitura Abre Portas”, para incentivar a leitura entre os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas nas unidades do Estado de Roraima. A intenção é promover a educação, a reflexão e o espírito crítico dos jovens.
Segundo a assistente social do GMF, Débora Nóbrega, e a bibliotecária do TJRR, Madrice Cunha, a campanha tem como enfoque o compromisso do Judiciário com os adolescentes com o objetivo à garantia do direito humano à cultura, ao livro e à leitura.
“A ação se fundamenta a partir de pilares comuns para o sistema socioeducativo e prisional, reconhecendo as diferenciações e potencialidades de cada público-alvo e se baseia nas ações de mobilização e realização de parcerias estratégicas para concepção, implantação e consolidação do Plano Nacional de Fomento à Leitura”, reforçou a assistente social.