A programação foi voltada a filhos de servidores do Poder Judiciario
Fotos: Nucri/TJRR
A integração de pais, mães e crianças na primeira infância por meio da natureza tem ganhado impulso com o Programa Primeiros Passos do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR). Nessa quarta-feira (19), foram realizadas atividades educativas ao ar livre no Bosque dos Papagaios.
A programação foi destinada a servidores e servidoras do TJRR, que são mães, pais ou tutores de crianças com até 3 anos e 11 meses de idade, no entanto, a atividade também foi aberta para crianças de outras idades.
Durante a programação, os participantes realizaram uma visita ao mantenedor com animais silvestres, fizeram um passeio guiado pelo parque ecológico com direito a uma “caça ao tesouro” nas trilhas para estimular o conhecimento sobre meio ambiente. Também foi disponibilizado um espaço brinquedos educativos, cadeiras e mesas adaptadas a faixa etária.
Esta é a segunda assessoria realizada no Bosque dos Papagaios este ano. De acordo com a pedagoga Jane Dryelle, coordenadora do programa Primeiros Passos, a proposta vem sendo alcançada. “As crianças adoraram os animais. E trouxermos também nosso espaço para estimular a concentração e a brincadeira, além de fazer um divertido caça ao tesouro nas trilhas ecológicas".
A servidora Isabela Andrade participou com a filha que ainda não conhecia o espaço do Bosque dos Papagaios.
“Eu acho muito interessante, minha filha adorou animais. É muito legal pra conectar a gente com a natureza, com os animais e eu e ela né? Ela está muito feliz.”
O Bosque dos Papagaios está localizado na rua Moisés de Sousa Cruz, bairro Paraviana, zona norte da capital. O espaço é considerado um parque ecológico por ter uma área de 12 hectares com seis trilhas e inúmeras árvores, além de um mantenedouro com animais silvestres entre eles araras, tucanos, capivaras, jabutis e outras espécies.
Primeiros Passos
O programa tem o objetivo de aumentar os vínculos familiares por meio de ações focadas em fortalecer vivências entre pais, mães e filhos, assessorando de forma multidisciplinar o acompanhamento das famílias por faixa etária das crianças.
Desde o início do ano, já foram realizados encontros de assessoria sobre diversas temáticas como gestação saudável, maternidade e o bem estar emocional, aprendendo com as brincadeiras, leitura em família, shantala, musicalização, paternidade responsável.
A intenção é possibilitar mais conhecimento e mudança de hábitos dos servidores quanto ao desenvolvimento da sua parentalidade responsável, melhorando a qualidade de vida e consequentemente causando impactos nas atividades laborais.