A capacitação foi realizada com servidores terceirizados do Poder Judiciário, em parceria com o IFRR
Fotos: Nucri/TJRR
O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), por meio do Setor de Serviços Terceirizados (SST), em parceria com o Instituto Federal de Roraima (IFRR), Campus Amajari, realizou uma capacitação de servidores terceirizados sobre o uso dos adubos aplicados no paisagismo. O objetivo do curso é ensinar sobre a identificação e uso correto de corretivos e adubos, diminuindo os custos com aquisição de insumos e evitando desperdícios.
O curso é dividido em duas partes, a teórica, na qual os alunos aprenderam sobre os tipos de corretivos e adubos, bem como o papel de cada um no solo e na planta, e a prática, na qual eles manusearam os adubos e aprenderam como devem ser aplicados nas plantas e como devem ser armazenados, como destaca o professor do curso de Agronomia do IFRR, Diego Lima de Souza Cruz.
“Além dessa questão de otimização dos insumos, uso correto e evitar desperdício, a gente pensou também numa complementação para a formação deles, uma capacitação, porque esse serviço de adubação na jardinagem no paisagismo aqui em Boa Vista é um serviço bem especializado e ele é um serviço que está em falta. Então, a gente deu uma ferramenta de capacitação para essas pessoas e que, de repente, eles podem usar isso como uma complementação de renda”.
Janderson Santana é colaborador terceirizado do Tribunal de Justiça de Roraima e trabalha como jardineiro do Fórum Criminal, para ele o curso foi de suma importância para que ele possa alcançar um melhor resultado no dia a dia de trabalho.
“O professor trouxe esclarecimentos e conhecimentos sobre os nutrientes que favorecem as folhagens e os caules das plantas, além, do revigoramento das flores e isso é de grande importância para o cultivo e cuidado dos jardins. Além disso, tudo o que aprendemos aqui, podemos usar fora do Tribunal. É um conhecimento útil para muitas áreas".