ACESSIBILIDADE   | INTRANET  |  ACESSO À INFORMAÇÃO  |  SIC-OUVIDORIA   Botão Instagram TJRR   Botão Facebook TJRR   Botão Youtube TJRR   Botão Twitter TJRR

MARIA VAI À ESCOLA - Programa de combate à violência doméstica retoma ações de prevenção nas escolas

 
Alunos do 5° ano da Escola Municipal Ana Sandra Nascimento Queiroz são os primeiros atendidos nesta etapa
 
Fotos: Nucri/TJRR
 
Imagem colorida contém duas pedagogas do Programa Maria Vai à Escola do TJRR, durante ação de sensibilização em sala de aula contendo crianças fardadas. Na imagem uma delas entrega uma pelúcia de girafa para uma das alunas.
 
Incentivar conversas relacionadas a direitos humanos, igualdade de gênero, etnia e, principalmente, violência doméstica nas escolas, é o trabalho desempenhado pelo programa  Maria Vai à Escola, uma parceria entre a Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça de Roraima (CEMSVD/TJRR) e a Secretaria Municipal de Educação.
 
As atividades do programa retornaram no mês de setembro, e nesta etapa,  as aulas estão sendo realizadas com os alunos do 5° ano da escola municipal Ana Sandra Nascimento Queiroz.
 
Ao todo serão ministradas oito aulas dentro da grade escolar, e segundo a juíza Suelen Alves, coordenadora da CEMSVDF, com o retorno do programa, a tendência é que as atividades sejam ampliadas para o interior do Estado. 
 
"Há um projeto por parte da coordenadoria de estender o programa Maria Vai à Escola para as demais cidades do interior do estado para que esses alunos tenham a importante noção sobre os direitos humanos, bem como, a problemática da violência doméstica e familiar contra a mulher”. 
 
Imagem colorida contém crianças em sala de aula, sentadas durante roda de conversa com duas pedagogas do Programa Maria Vai à Escola do TJRR.
 
Segundo a pedagoga do programa, Aldamires Melo, os alunos são incentivados a expressar suas opiniões, por meio de redações, desenhos e construção de cartazes.
 
“As aulas são dinâmicas, buscamos promover momentos de reflexão, interação e compreensão acerca dos direitos iguais e da lei Maria da Penha".
 
O programa Maria Vai à Escola é realizado há mais de seis anos, e tem sido trabalhado nas escolas municipais. João Vitor Pereira dos Reis tem 11 anos e é um dos alunos participantes do programa. Ele conta que as aulas ensinam, principalmente, a importância de respeitar o próximo. 
 
“As aulas são muito legais, até agora só estamos falando e nos conhecendo. É importante para podermos participar e aprender a respeitar uns aos outros”.
 
Para esta primeira fase de retorno, está prevista para novembro, a entrega de certificado para os mais 110 alunos que estão participando das aulas na volta do programa.
 
 

Botão Instagram TJRRBotão Youtube TJRRBotão Facebook TJRRBotão Twitter TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos
Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198.2800 - Palácio da Justiça
3198.4700 - Fórum Cível
3194.2699 - Fórum Criminal
3198.4900 - Prédio Administrativo
36215100 - Vara da Infância e Juventude

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086