ACESSIBILIDADE   | INTRANET  |  ACESSO À INFORMAÇÃO  |  SIC-OUVIDORIA   Botão Instagram TJRR   Botão Facebook TJRR   Botão Youtube TJRR   Botão Twitter TJRR

Ex-presidente do TJRR, desembargador Elair de Morais, morre aos 80 anos

 
O desembargador aposentado e ex-presidente do Tribunal de Justiça de Roraima,  Elair de Morais, morreu nesta quarta-feira (31), aos 80 anos. A informação foi divulgada pelo Poder Judiciário de Roraima na tarde de hoje, por meio de Nota de Pesar.
 
Imagem colorida contém o ex-presidente do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), desembargador Elair de Morais, fotografado de perfil durante solenidade no Fórum Cível Advogado Sobral Pinto.
 
Francisco Elair de Morais, advogado, nasceu em 12 de dezembro de 1941, no ex-território federal do Rio Branco, atualmente Estado de Roraima. É filho de Francisco Cássio de Morais e Lúcia Silva de Morais, casado com Maria do Socorro Maia e pai de três filhos: Débora Lane Maia de Morais Torres, Leonardo Maia de Morais e Rodolpho César Maia de Morais.
 
Com  formação em ciências jurídicas e sociais pela Escola Nacional de Direito do Rio de Janeiro no ano de 1968, o magistrado ingressou no Tribunal de Justiça de Roraima, na primeira composição do Judiciário Estadual, em 26 de março de 1991, quando foi nomeado desembargador pelo governador à época, Ottomar de Souza Pinto. A posse ocorreu em 25 de abril do mesmo ano.
 
Foi presidente do Poder Judiciário de Roraima de 1999 a 2001. Em sua gestão, foi responsável pela instalação da Justiça Itinerante, por meio da resolução nº 04/1999. O programa de acesso à justiça tem como objetivo levar a carta de serviços do Poder Judiciário a municípios e comunidades ribeirinhas do Estado. 
 
Imagem colorida contém o ex-presidente do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), desembargador Elair de Morais, com a mão no peito, durante juramento.
 
Durante a magistratura, também atuou como primeiro presidente da Associação dos Magistrados de Roraima (AMARR), Corregedor-Geral de Justiça e vice-presidente do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR). Além de compor a comissão especial para elaboração do regimento interno do TJRR em 1993.
 
Elair de Morais também foi designado para presidir a audiência de instalação das comarcas de São Luiz do Anauá e Rorainópolis, promoveu diversas exposições e apresentações de artistas locais para incentivar a cultura regional, realizou visitas guiadas de estudantes para apresentá-los às instalações do Tribunal de Justiça de Roraima e realizou  palestras em escolas sobre o papel do poder judiciário.
 
Em 2001, aos 60 anos, decidiu encerrar suas atividades no Tribunal de Justiça, aposentando-se logo após sua saída da presidência. Aos 79 anos, o desembargador já aposentado, recebeu, das mãos do desembargador Ricardo Oliveira, um Certificado de Honra ao Mérito, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Poder Judiciário Estadual. “Eu e minha família estamos muito agradecidos”, contou o homenageado, que recebeu do filho, o advogado Rodolpho Morais, um lindo e emocionante depoimento.
 
 
 

Botão Instagram TJRRBotão Youtube TJRRBotão Facebook TJRRBotão Twitter TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos
Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198.2800 - Palácio da Justiça
3198.4700 - Fórum Cível
3194.2699 - Fórum Criminal
3198.4900 - Prédio Administrativo
36215100 - Vara da Infância e Juventude

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086