ACESSIBILIDADE   | INTRANET  |  ACESSO À INFORMAÇÃO  |  SIC-OUVIDORIA   Botão Instagram TJRR   Botão Facebook TJRR   Botão Youtube TJRR   Botão Twitter TJRR

Vara da Infância e Juventude soluciona 34 processos durante mutirão de audiências

 
O objetivo foi regularizar a situação de crianças e adolescentes estrangeiras sem documentos ou desacompanhadas
 
Fotos: Nucri/TJRR
 
Imagem colorida contém o juiz da Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Roraima, Marcelo Lima de Oliveira, sentado atendendo mulher idosa e crianças. Ao lado do juíz encontra uma mulher sentada à mesa de reunião.
 
Com o intuito de regularizar a situação jurídica de crianças e adolescentes migrantes e refugiadas que não possuem documentos, estão desacompanhadas, necessitam de autorização de viagem, entre outros serviços, a 2ª Vara da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) promoveu o quinto mutirão de audiências, quando foram solucionados 34 processos.
 
Os trabalhos ocorreram no Posto da Justiça Integral do TJRR dentro do Posto de Triagem e Interiorização da Operação Acolhida, na última terça-feira (23). Desde a inauguração do Posto Avançado já foram realizadas cerca de 82 audiências, com 101 termos de guarda ou tutela, processos esses que ocorrem em juízo 100% digital, como forma de possibilitar mais celeridade e eficiência na prestação jurisdicional.
 
Imagem colorida contém seis pessoas reunidas conversando. Cinco delas usam máscaras.
 
A venezuelana Dariana Gomez foi em busca da guarda legal das duas filhas, uma de sete e outra de seis anos. Ao deixar seu país de origem, ela não trouxe documentos válidos das crianças. Sem comprovar legalmente o parentesco, ela não tinha como solicitar documentos brasileiros. “Agora vou poder tirar os documentos das minhas filhas. Eu não estava conseguindo matricular as meninas na escola sem o documento brasileiro. Foi só um mês para marcar a audiência e tudo se resolveu muito rápido. Vida nova agora”, reforçou.    
 
As situações relacionadas à migração e refúgio de venezuelanos representam mais de 51% nos atendimentos realizados pelas Varas da Infância e Juventude do TJRR que têm incorporado a metodologia de mutirões de forma constante e periódica, intencionando sempre beneficiar a população imigrante com um serviço jurisdicional rápido e de qualidade.
 
O mutirão foi conduzido pelo juiz da 2ª Vara da Infância e Juventude, Marcelo Oliveira, e representantes da Defensoria Pública de Roraima e do Ministério Público de Roraima acompanharam as audiências por videoconferência.
 
 

Botão Instagram TJRRBotão Youtube TJRRBotão Facebook TJRRBotão Twitter TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos
Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198.2800 - Palácio da Justiça
3198.4700 - Fórum Cível
3194.2699 - Fórum Criminal
3198.4900 - Prédio Administrativo
36215100 - Vara da Infância e Juventude

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086