Durante a 6ª Semana do Meio Ambiente, foram realizadas palestras, oficinas, distribuição de mudas, encontros nacionais, início do processo de substituição da matriz energética pela energia solar
Fotos: Nucri TJRR
O mês em que se comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente foi marcado por ações sustentáveis e ecológicas no Tribunal de Justiça de Roraima. O Setor de Gestão Socioambiental promoveu em todo o âmbito do Judiciário Roraimense a 6ª Semana do Meio Ambiente, que ocorreu entre os dias 06 e 10 de junho.
A programação foi marcada por oficinas, palestras, capacitações e projetos para sensibilização do corpo funcional e a preservação ambiental. A abertura do evento ocorreu no dia 06 de junho, no Fórum Cível Advogado Sobral Pinto, com a apresentação de palestras, anúncio da implementação da energia solar em todos os prédios do Judiciário e divulgação do Portal da Sustentabilidade.
Segundo o presidente do TJRR, desembargador Cristóvão Súter, as ações da 6ª Semana do Meio Ambiente, reforçam o comprometimento do Judiciário Roraimense com a preservação da natureza.
“O Tribunal de Justiça de Roraima tem orgulho em poder participar decisivamente desta transformação desenvolvendo dezenas de ações e campanhas relacionadas à preservação do meio ambiente. Temos a consciência de seguir adiante com as ações a fim de reforçar o cuidado na preservação da natureza”, reforçou.
Blitz Sustentável
No dia 07/06, ocorreu o lançamento de uma cartilha de dicas sustentáveis, enviadas pela ferramenta de comunicação interna ZapJus durante a blitz sustentável realizada no Fórum Advogado Sobral Pinto, nas Varas da Infância, Palácio da Justiça e Fórum Criminal Ministro Evandro Lins e Silva.
Curso de Compostagem
Em continuidade a Semana do Meio Ambiente, foi promovido um curso de compostagem aos magistrados, magistradas, servidoras, servidores e terceirizados do TJRR no dia 08 de junho. Os participantes puderam conhecer diferentes formas de desenvolver a sua compostagem em casa. O curso ocorreu na Escola do Poder Judiciário de Roraima (Ejurr) e foi ministrado pelo professor de Gestão indígena do instituto Insikiran de Formação Superior Indígena da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Luis Felipe Paes Almeida.
Segundo a chefe do Setor de Gestão Socioambiental do TJRR, Ana Lívia Sá, o curso de compostagem reforça a destinação dos resíduos orgânicos para um melhor aproveitamento sustentável.
“O nosso objetivo é minimizar a quantidade de resíduos e rejeitos. Então, esses resíduos orgânicos gerados pelo TJRR, ao serem destinados ao processo de compostagem, poderão ser reutilizados como adubo nos jardins”, ressaltou.
II Encontro de Boas Práticas entre Tribunais Estaduais do Bioma Amazônico
O Judiciário Roraimense também promoveu o Encontro de Boas Práticas entre Tribunais Estaduais do Bioma Amazônico, do qual participaram em formato remoto, no dia 09/06. Durante o encontro foi apresentado o Plano de logística Sustentável (PLS) de cada tribunal, que vem sendo desenvolvido ações de sustentabilidade e preservação do meio ambiente, a fim de possibilitar a troca de experiências de cada Tribunal em relação às implementações dessas ações sustentáveis.
Palestra e Exposição
Para finalizar a VI Semana do Meio Ambiente do TJRR, no dia 10/06, foi promovido uma palestra em parceria com a Mesa Brasil do Sesc Roraima, sobre o consumo consciente, aproveitamento integral dos alimentos e combate ao desperdício, na Escola do Poder Judiciário. No mesmo dia ocorreu a 4ª Exposição do projeto Costurando Recomeços, que foi implementado na Cadeia Pública Feminina de Boa Vista, e realização de oficinas de criação de artesanatos de panos como atividade geradora de aprendizagem e capacitação para o mercado de trabalho.