.

Ir para o Conteúdo  | Ir para o Menu  | Ir para o rodapé  | Ir para a Busca             Acessibilidade   | Intranet  |  SIC  |  Canal de Denúncia  | Ouvidoria   Botão do Instagram do Tribunal de Justiça de Roraima   Botão de acesso a rede social Facebook do TJRR   Botão de acesso ao canal de Youtube do TJRR   Botão  da Rede Social Twitter do TJRR

Selos Prêmios TJRR       

APRIMORAMENTO - Tribunal de Justiça de Roraima oferece capacitação em Mediação Familiar

 
Fotos: Nucri TJRR  
 
 
O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) realizou a primeira etapa do curso de Mediação Familiar destinado a profissionais que já atuam como mediadores nos Centros Judiciários de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc) da capital. 
 
Desta vez, a formação, realizada entre os dias 06 e 10 de junho, abordou a mediação em temas delicados como: dissolução da união conjugal, alimentos,  guarda, visitas, poder familiar, investigação de paternidade, alienação parental, partilha de bens, tutela e curatela. 
 
A mestra em Mediação e Negociação de Conflitos pelo Institut Universitaire Kurt Bösch (Suíça) e instrutora do Conselho Nacional de Justiça  (CNJ), Dionara Albuquerque, disse que a tendência é que a mediação se aperfeiçoe com o passar do tempo, o que deve gerar novas capacitações. 
 
“Para cada tipo de conflito existe uma forma de resolução diferente. Por fim, o que buscamos é a pacificação social, fortalecimento da nossa sociedade”. O curso é avançado e destinado a mediadores já capacitados no âmbito cível”, destacou.  
 
 
A instrutora explicou ainda que os conflitos familiares possuem um grande diferencial, pois buscam tratar questões mais íntimas das famílias. “Por isso deve existir toda uma base, uma formação anterior, porque sabemos que ali, na mesa, embora estejam apenas duas pessoas, existem também filhos, avós, tios, toda uma rede familiar envolvida. A partir dessa experiência são desenvolvidas habilidades e competências que vão auxiliar na resolução de outros conflitos”.
 
A gestora do Nupemec, Ocimara Vasconcelos, disse que o curso é esperado há muito tempo: “Em 2020 estávamos com  tudo pronto para realizar o curso, mas tivemos que adiar devido aos protocolos da Covid”. O curso é fruto do trabalho conjunto do Nupemec (Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação) em parceria com a Ejurr (Escola do Judiciário de Roraima). Para receber a certificação de mediador familiar os participantes devem passar ainda por uma etapa de estágio supervisionado.
 
Do Tribunal de Justiça de Roraima, o também instrutor de conciliação, Shiromir de Assis Eda, contribuiu com os dias de aprendizado. Para ele, oportunidades como estas, são essenciais para atualização e fortalecimento do conhecimento. “A iniciativa visa o aprimoramento dos serviços prestados à comunidade por meio da formação continuada de mediadores”, analisou.
 
 
Ícone WhastsApp Ícone Instagram TJRR Ícone Twitter TJRR Ícone Facebook TJRR Ícone Linkedin TJRR Ícone Spotify TJRR Ícone TikTok TJRR Ícone Youtube TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos

Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198-2800 - Palácio da Justiça
3198-4700 - Fórum Cível
3194-2699 - Fórum Criminal
3198-4900 - Prédio Administrativo
3621-5100 - Vara da Infância e Juventude

Logomarca do Tribunal de Justiça de Roraima

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086

.
Acessibilidade Visual
Contraste
Aumentar Fonte
Diminuir Fonte