Fotos: Nucri/TJRR
O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), por meio da Comissão de Gestão Socioambiental, promoveu um Curso de Compostagem no dia 8 de junho. A ação foi direcionada a magistrados, magistradas, servidoras, servidores e terceirizados do Judiciário roraimense como parte da programação da VI Semana do Meio Ambiente, que ocorre no período de 5 a 10 de junho.
Segundo a chefe do Setor de Gestão Socioambiental do TJRR, Ana Lívia Sá, o curso de compostagem possibilita novas formas de direcionar os resíduos orgânicos.
“O nosso objetivo é minimizar a quantidade de resíduos e rejeitos. Então, esses resíduos orgânicos gerados pelo TJRR, ao serem destinados ao processo de compostagem, poderão ser reutilizados como adubo nos jardins”, ressaltou.
O curso ocorreu na sala 415 da Escola do Poder Judiciário de Roraima (Ejurr) na sede Administrativa do TJRR. As aulas foram ministradas pelo professor de Gestão Territorial Indígena do instituto Insikiran de Formação Superior Indígena da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Luis Felipe Paes Almeida. Para o professor, a iniciativa soma na disseminação de boas práticas ambientais no âmbito do judiciário.
“Espero que o curso contribua para os servidores do Tribunal na realização da coleta seletiva com os produtos orgânicos, a fim de gerar adubos de boa qualidade para usar nas plantas e também reduzir no meio ambiente”, reforçou.
Os participantes puderam conhecer as melhores formas de começar a própria compostagem com materiais seletivamente designados para o processo. Segundo o jardineiro do TJRR, Luciano Martins, a atividade vai contribuir na dinâmica do seu trabalho.
Detalhes sobre a programação completa sobre a VI Semana do Meio Ambiente podem ser obtidas no site do Tribunal de Justiça de Roraima: tjrr.jus.br.