A medida visa criar um banco de dados para promover o incremento da participação feminina no âmbito do Poder Judiciário
Fotos: Nucri/TJRR
Para fomentar o trabalho realizado pelas mulheres no âmbito do Poder Judiciário, o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) instituiu um repositório online para cadastramento de dados de mulheres que atuam nas Cortes de Justiça e pode ser acessado por meio do link.
A ação está sendo realizada conforme a resolução 418/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) , que institui a Política Nacional de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Poder Judiciário, além da criação de um banco de dados que reúne o cadastro das mulheres juristas.
A presidente do grupo de trabalho montado para monitorar e incentivar a participação institucional feminina no âmbito do Poder Judiciário de Roraima, juíza Graciete Sotto Mayor, explica que a ação promove o incremento da participação feminina, sobretudo em eventos institucionais, citações de obras jurídicas de referência, em comissões de concurso e bancas examinadoras, entre outros.
“Nós temos um grande avanço e um grande nível cultural entre as nossas mulheres, e esse novo acervo é uma contribuição que nós mulheres podemos dar para a instituição como um todo, mostrando um trabalho que já vem sendo realizado".
A magistrada destaca também que o grupo de trabalho será transformado em uma comissão para incentivar a participação feminina, realizando levantamentos para entender a estrutura do Tribunal de Justiça em relação à questão feminina..
A partir desse levantamento e dos resultados das análises, a juíza afirma que serão realizadas ações pontuais que incrementem e incentivem a participação das mulheres no meio judiciário.
O cadastro das mulheres juristas que atuam no Poder Judiairio de Roraima podem ser realizados aqui.