Fotos: Nucri/TJRR
Em alusão ao Dia das Mães, comemorado nesse domingo, 8 de maio, o Tribunal de Justiça de Roraima, por meio do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário (GMF) realizou a entrega de kits de higiene para as reeducandas da Cadeia Pública Feminina. Ao todo, foram arrecadados por magistrados, magistradas, servidores, servidoras e parceiros da rede de proteção social do GMF, 149 kits compostos por shampoos e creme para pentear cabelos.
A entrega dos produtos foi realizada pelo assessor especial do Grupo de Monitoramento e Fiscalização, Dagoberto Gonçalves, que ressaltou a importância da ação para as mães reeducandas.
“Comemoramos uma das datas mais importantes do calendário, que é o dia das mães. Estamos trazendo essas lembranças para as mães reeducandas, na tentativa de proporcionar um momento de leveza na trajetória delas”,afirmou.
A diretora da Cadeia Feminina, Raquel Rodrigues lembrou a relevância e necessidade de oferecer às mães reeducandas, que estão longe do seio familiar, um momento de cuidado e atenção com o corpo.
“Essa parceria com o Tribunal de Justiça de Roraima, que sempre está conosco, é importante na vida delas, até para mudar um pouco a rotina, elevar a autoestima e pensar na importância que elas têm para a família delas”, concluiu.
Grupo de Monitoramento e Fiscalização - O Conselho Nacional de Justiça editou a Resolução n. 96/2009, ato que criou os GMFs no âmbito dos Tribunais de Justiça. Eles têm papel fundamental na execução de novas políticas judiciárias destinadas à transformação do sistema prisional e do sistema socioeducativo.
Os Grupos de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário, (GMFs) consistem em estruturas dos Tribunais de Justiça e dos Tribunais Regionais Federais responsáveis, dentre outras atribuições, pela monitoração e fiscalização do sistema carcerário e do sistema de execução de medidas socioeducativas em âmbito local.