ACESSIBILIDADE   | INTRANET  |  ACESSO À INFORMAÇÃO  |  SIC-OUVIDORIA   Botão Instagram TJRR   Botão Facebook TJRR   Botão Youtube TJRR   Botão Twitter TJRR

TÉCNICAS APRIMORADAS - Agentes de segurança concluem curso para proteção de dignitários

 

Fotos: Nucri/TJRR
 
foto colorida quadrada mostra 46 pessoas em pé posando para foto no auditório do Fórum Cível Advogado Sobral Pinto. 19 homens trajando terno, gravata, calça preta e camiseta branca estão em frente ao palco. 27 pessoas, entre homens e mulheres servidores, magistrados e profissionais do Gabinete Militar do TJRR estão em cima do palco. Atrás está uma pintura abstrata colorida grande. À frente das pessoas que posam para a foto estão quatro outras cinco pessoas sentadas em poltronas pretas.
 
Na manhã desta segunda-feira, 23 de maio, foi realizada a cerimônia de formatura de Agentes de Segurança no 2º Curso de Proteção de Dignitários, no Auditório do Fórum Cível,  promovida pelo Tribunal de Justiça do Estado (TJRR), por meio da Escola do Judiciário (EJURR) e do Gabinete Militar.
 
O curso tem como objetivo auxiliar os agentes de segurança a identificarem situações de risco, planejando e executando o serviço de segurança e proteção de autoridades, bem como desenvolvendo comportamentos adequados de prevenção e defesa das autoridades.
 
O juiz auxiliar da presidência, Bruno Costa, comentou durante a cerimônia a responsabilidade que os agentes de segurança terão ao proteger os órgãos públicos e a liberdade que eles visam implementar.  
 
“Orgulhoso por trabalhar no Tribunal de Justiça que, por meio da Escola do Poder Judiciário proporcionou um curso de excelência não só para o corpo de segurança do Tribunal de Justiça, mas para todas as instituições parceiras e nós temos orgulho, nós temos a honra e nós temos o privilégio de poder contar com vocês. Ciente de que os senhores e senhoras estão aptos a construir e proteger as nossas instituições democráticas”. 
 
A chefe do Gabinete Militar do TJRR, coronel Alexandra Gomes, explica que a realização do curso de Proteção de Dignitários ocorreu por meio da resolução nº 30 de 2020 do Tribunal de Justiça de Roraima que prevê a formação e especialização dos policiais militares do Gabinete Militar.
 
“Esse curso é um dos principais para o nosso efetivo já que uma das missões do Gabinete Militar é proporcionar a segurança das autoridades do próprio Tribunal de Justiça de Roraima, das autoridades do Conselho Nacional de Justiça e de autoridades de outros Tribunais do país, quando em visita ao Poder Judiciario de Roraima. Ressalto também que esse curso é de fundamental importância para a proteção de juízes em situação de risco”.
 
Segundo o chefe do setor de inteligência do TJRR, tenente Marcelo Paraguassu, o curso tem como objetivo qualificar os policiais que já trabalham na área, com técnicas e novas doutrinas para que sejam prestados melhores serviços na segurança das autoridades.
 
“É muito importante para os profissionais que já vinham exercendo que já vinham exercendo essa função, rever os conceitos e doutrinas. A partir de hoje, na conclusão desse curso, eles terão maior capacidade técnica de operar nessa modalidade de segurança, onde eles terão uma visão mais ampla e profissional de atuação. 
 
Durante o curso foram repassadas informações como Emergência Pré Hospitalares, Salvamento Aquático, Noções de Combate a Incêndios, Defesa Pessoal, Serviço de Proteção de Dignitários e Escoltas, Aspectos Legais do Serviço de Proteção de Autoridades, Inteligência Protetiva, Planejamento Operacional de Segurança Avançada, Noções de Direção Defensiva e Evasiva, Armamento e Tiro Policial, entre outras. 
 
foto colorida mostra 26 pessoas sentadas em poltronas pretas de frente para o palco do auditório no Fórum Cível Advogado Sobral Pinto. No palco estão posicionadas em formato de “U” mesas de madeira envernizada. Nas três principais mesas ao centro estão sentados magistrados e servidores do TJRR e militares do Corpo de Bombeiros e Polícia.
 
A policial penal, Joziane Freitas Lima, foi umas das formandas do 2º Curso de Proteção de Dignitários. Para ela, os ensinamentos repassados durante as aulas ajudarão a enfrentar qualquer tipo de adversidade. 
 
“Esse curso teve uma extrema importância por nos capacitar em como lidar com uma situação que vem aumentando muito no Estado que é a da criminalidade. Então, eu só tenho a agradecer a EJURR pela oportunidade, por estar me capacitando, no curso de Proteção de Dignitários”, disse. 
 
O Agente de Segurança, Yves Hoover Albuquerque, explica que “foram 15 dias de curso intenso com uma equipe de profissionais muito qualificada. A gente agradece o Tribunal de Justiça de Roraima por ter promovido o curso e a todos os coordenadores, de fato foi um curso muito produtivo e com certeza será engrandecedor para as nossas carreiras.”
 
Além dos policiais militares que atuam no Poder Judicario de Roraima, participaram agentes de segurança de outras intituições.  No total, 37 alunos realizram o curso, sendo 21 policiais militares de Roraima; três bombeiros militares de Roraima; dois policiais militares do Mato Grosso; três policiais militares do Amazonas; quatro policiais penais de Roraima; um policial civil de Roraima; dois policiais rodoviários federais que atuam em Roraima; e um agente de segurança institucional do Ministério Público Federal da Procuradoria Federal de Roraima.
 
 

Botão Instagram TJRRBotão Youtube TJRRBotão Facebook TJRRBotão Twitter TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos
Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198.2800 - Palácio da Justiça
3198.4700 - Fórum Cível
3194.2699 - Fórum Criminal
3198.4900 - Prédio Administrativo
36215100 - Vara da Infância e Juventude

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086