ACESSIBILIDADE   | INTRANET  |  ACESSO À INFORMAÇÃO  |  SIC-OUVIDORIA   Botão Instagram TJRR   Botão Facebook TJRR   Botão Youtube TJRR   Botão Twitter TJRR

ESCOLAS DA CAPITAL - Programa Justiça Comunitária realiza palestra sobre Comunicação Não Violenta

 
Fotos: Nucri/TJRR
 
Foto colorida mostra cerca de 50 estudantes sentados em cadeiras verdes na área de convivência da Escola Estadual Olavo Brasil. Todos estão de costas para a foto. Entre os alunos está a palestrante Renatta Alves em pé, falando ao microfone, de frente para os alunos. A palestrante traja calça jeans, blusa branca e casaco rosa. Os alunos vestem farda branca com gola vermelha
 
O programa Justiça Comunitária vem realizando durante todo o mês de maio palestras nas escolas da capital com  objetivo de levar informações a gestores, professores, pais e alunos, sobre os conceitos da Justiça Restaurativa, impulsionando uma cultura de paz nos ambientes escolares. 
 
E nessa quinta-feira, 19 de maio, em parceria com a  Secretaria de Estado da Educação e Desporto (SEED), às ações educativas e de sensibilização foram realizadas na escola Olavo Brasil. 
 
A professora e mediadora do programa Justiça Comunitária, Renatta Alves, comenta que a palestra foi repassada para alunos do 9º ano e do ensino médio, explicando temas como empatia, respeito e comunicação não violenta (CNV). 
 
“Trabalhamos de forma preventiva, oportunizando para todas as escolas uma cartela de palestras. Acreditamos que a paz é uma responsabilidade de todos e precisamos trabalhar isso com os alunos, para que eles internalizem que ajudar a resolver o problema de forma pacífica é melhor que incentivar o conflito”, disse. 
 
Segundo Paulo Giovane Freire Silva, estudante do segundo ano do ensino médio, a palestra sobre Comunicação Não Violenta fomenta a necessidade de empatia entre os alunos.
 
“Eu achei super necessária a palestra de hoje, principalmente no ambiente escolar, por que pode nos auxiliar a exercer mais paciência sobre o outro, praticando a empatia, entendendo como a outra pessoa se sente, não magoando ninguém”.
 
A estudante do segundo ano, Clara Hellen Santos de Carvalho, explica que os temas abordados nas palestras são importantes não só para os alunos, mas também para a sociedade, para que todos possam controlar a raiva e sempre pensar no que o próximo está sentindo . 
“Importante não só para a escola, mas para a sociedade, precisamos entender o lado do outro, o posicionamento do outro”.
 
O programa - O Justiça Comunitária oferta para as escolas a possibilidade de aplicar palestras a gestores, professores e alunos com temas como Comunicação Não Violenta, Protagonismo Juvenil, Justiça Restaurativa, Inteligência Emocional, além dos Ciclos Restaurativos, com o objetivo de resolver atritos dentro das instituições, entre pais, alunos e professores.  
 
Na próxima semana, nos dias 23 e 27, a Justiça Comunitária estará palestrando na escola Oswaldo Cruz. Finalizando o calendário de maio.
 

Botão Instagram TJRRBotão Youtube TJRRBotão Facebook TJRRBotão Twitter TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos
Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198.2800 - Palácio da Justiça
3198.4700 - Fórum Cível
3194.2699 - Fórum Criminal
3198.4900 - Prédio Administrativo
36215100 - Vara da Infância e Juventude

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086