ACESSIBILIDADE   | INTRANET  |  ACESSO À INFORMAÇÃO  |  SIC-OUVIDORIA   Botão Instagram TJRR   Botão Facebook TJRR   Botão Youtube TJRR   Botão Twitter TJRR

SENSIBILIZAÇÃO - Vara da infância inicia palestras em escolas da capital sobre abuso e exploração infantil

 
A ação será realizada durante todo o mês em alusão ao 18 de Maio 
 
Fotos: Nucri/TJRR
 
 
Discutir temas relacionados ao abuso e exploração sexual infantil nas escolas é o primeiro passo para diminuir o número de casos de vítimas desses crimes. Diante disso, em alusão ao 18 de maio, dia nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, a Divisão de Proteção das  Varas da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), iniciou um cronograma de palestras para sensibilizar crianças, adolescentes, professores e gestores a respeito do tema. 
 
O trabalho iniciou  no dia 3, na Escola Olavo Brasil Filho, e segue até dia 31 de maio, com visitas em demais escolas estaduais e municipais. Segundo a chefe da Divisão de Proteção  das Varas da Infância e Juventude do TJRR, Aline Sander, a ação busca sensibilizar as crianças, e todo corpo docente das unidades de educação, sobre o tema,  incentivando-as a fazer denúncias caso saibam de algum incidente ou passem por situações do tipo. 
 
“Vamos conversando com professores e gestores, orientando, sensibilizando e mostrando os canais de denúncia. Isso possibilita o encorajamento, fazendo com que eles percam o medo de denunciar".
 
Além das palestras, a Divisão está entregando cartilhas para os adolescentes contendo informações sobre o que é violência, abuso e exploração sexual, como estabelecer diálogos, quais os telefones para denúncias e por que 18 de maio é o dia nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. 
 
 
O gestor da escola Olavo Brasil Filho, José Silvano de Pinho, comenta que as palestras agregam informação e conhecimento, sensibilizando os adolescentes sobre assuntos importantes para evitar a exploração sexual.
 
“Primeiro vou dar parabéns ao Tribunal de Justiça para trabalhar na escola, com a comunidade. A palestra foi importante, trouxe conhecimento e informação, isso é essencial para a conscientização das crianças e jovens sobre a exploração sexual, para buscar caminhos e erradicar o problema”.
 
Hellen Mariany Gomes é aluna do oitavo ano. Ela explica que a palestra encoraja crianças e adolescentes que passam pela situação ou conhecem alguém que passou a denunciarem. 
 
“Isso é importante para a gente poder passar conhecimento às pessoas que não tem as mesmas oportunidades de ensino como a gente. Para  todo mundo saber como esse assunto é importante”.
 
Cronograma - Ainda esta semana as palestras serão realizadas: na Escola Municipal Maria Gertrudes Mota Lima, na Escola Estadual São José e na Escola Municipal Pequeno Príncipe, durante os períodos da manhã e da tarde, com alunos do ensino fundamental e médio.
 
Ouça a reportagem em audio: 
 

Botão Instagram TJRRBotão Youtube TJRRBotão Facebook TJRRBotão Twitter TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos
Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198.2800 - Palácio da Justiça
3198.4700 - Fórum Cível
3194.2699 - Fórum Criminal
3198.4900 - Prédio Administrativo
36215100 - Vara da Infância e Juventude

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086