ACESSIBILIDADE   | INTRANET  |  ACESSO À INFORMAÇÃO  |  SIC-OUVIDORIA   Botão Instagram TJRR   Botão Facebook TJRR   Botão Youtube TJRR   Botão Twitter TJRR

GMF inicia capacitação das equipes multiprofissionais que atuam no sistema prisional

 
O curso "Articulação da Rede Socioassistencial do sistema penal e socioeducativo" deve auxiliar as decisões do judiciário sobre o tema
 
Foto: NUCRI/TJRR
 
 
O Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Prisional e Socioeducativo (GMF) do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), deu início ao curso “Articulação da Rede Socioassistencial do sistema penal e socioeducativo”, nesta segunda-feira, 02.  A capacitação é voltada às equipes multiprofissionais atuantes no atendimento à pessoa custodiada, aos reeducandos em cumprimento de penas alternativas, pré-egressos e egressos do sistema prisional.
 
A corregedora-geral de justiça, desembargadora Tânia Vasconcelos, participou do evento e falou sobre a importância da empatia ao próximo ao lidar com a ressocialização das pessoas em situação de encarceramento. 
 
“É importante  tratar sobre a inclusão e ressocialização. Todo nosso trabalho  envolve muita empatia, pois é preciso que a pessoa entenda que ela é importante para o estado e que sua ressocialização é possível, através de acolhimento e orientação”, afirmou.
 
Segundo a assistente social do GMF, Débora Nóbrega, a capacitação deve auxiliar os trabalhos do judiciário roraimense no sistema prisional do Estado.
 
“Nosso objetivo é construir um mapa das redes de serviço socioassistencial de saúde que atendem o sistema prisional e capacitar os atores que estão dentro das unidades prisionais, além de protocolos de atendimento dos profissionais das redes que subsidiarão as decisões do judiciário”, disse.
 
A ação reforça vínculos e parcerias com entidades do Estado que visam alinhar os conhecimentos técnicos a fim de contribuir para a ressocialização e inclusão de pessoas apenadas. Para a Alaniê Fonte Souza, representante do Centro de Atenção Psicossocial de Boa Vista, a ação vem preencher as lacunas necessárias para uma prestação de atendimento ao público. 
 
“Este curso é de extrema importância para nossa rede, sobre articulação, sobre o serviço socioeducativo e a importância deste curso hoje, diz respeito às lacunas que vemos em relação aos nossos encaminhamentos e atendimentos para a gente poder pactuar novas ideias e novos argumentos para poder atender da melhor maneira possível este público”, concluiu.
 
O curso de formação continuada segue até o dia 6 de maio de forma presencial, na Escola do Poder Judiciário de Roraima (EJURR). A partir do diálogo entre as equipes participantes da capacitação, será criado pelo Grupo de Monitoramento e Fiscalização do TJRR um mapa das redes de serviço socioassistencial que atendem o sistema prisional, que será fundamental para a construção de articulações e novos caminhos para o sistema penal brasileiro.
 

Botão Instagram TJRRBotão Youtube TJRRBotão Facebook TJRRBotão Twitter TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos
Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198.2800 - Palácio da Justiça
3198.4700 - Fórum Cível
3194.2699 - Fórum Criminal
3198.4900 - Prédio Administrativo
36215100 - Vara da Infância e Juventude

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086