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CAPACITAÇÃO - Servidores do Poder Judiciário participam de oficinas de inovação

 
Fotos: Nucri/TJRR
 
 
Ainda em alusão aos 31 anos do Tribunal de Justiça de Roraima, treinamentos na área de tecnologia foram realizados durante três dias. O foco das ações, era buscar  meios de solucionar situações complexas, seja ao realizar atendimento ao público ou durante reuniões internas. 
 
As oficinas foram realizadas do dia 26 a 28 de abril, por meio do Núcleo de Projetos e Inovação (NPI), e  contou com as temáticas “Design Thinking” e “Design Sprint”, conceitos essenciais sobre a consolidação da cultura de projetos e da inovação no serviço público. 
 
Segundo o chefe do Laboratório de Inovação do Poder Judiciário (Inovajurr), France James, as ações formativas em Design Thinking e Design Sprint, tiveram como objetivo fomentar a cultura da inovação no âmbito do Poder Judiciário de Roraima por meio do conhecimento e aplicação das abordagens.
 
“Os cursos tiveram um viés prático, onde os participantes puderam trabalhar problemas complexos e propor, por meio das técnicas do design, soluções inovadoras que agreguem valor à instituição e às pessoas”.
 
 
Durante o período, foi ministrada a oficina Design Thinking, pela integrante do Laboratório de Inovação da Justiça Federal de São Paulo, Gisele Molinari, para apresentar um novo modelo mental para os servidores pensarem em soluções de problemas complexos que surgem durante o dia a dia. 
 
“O Design Thinking é uma abordagem para a solução dos problemas complexos. O nosso objetivo é aprender um novo modelo mental que enxerga em cada problema uma oportunidade de mudança, de mais uso da tecnologia para facilitar o trabalho, visando sempre a satisfação final do usuário”.
 
O palestrante que também é integrante do Núcleo de Apoio a Inovação do Senado Federal, Daniel Pandino Werneck,  explicou que o principal objetivo dos treinamentos é fazer com que os servidores cheguem a mais de uma solução quando se depararem com problemas ou com a idealização de projetos para o Poder Judiciário. 
 
“É uma forma de testar idéias para aprender rapidamente antes de investir muito tempo em problemas do dia a dia”.
 
Conforme o subsecretário da Subsecretaria de Centrais de Serviço, Roodger Sousa,  o evento  trouxe o destaque para essas discussões no dia a dia de trabalho. 
 
“Eu vejo que as oficinas são muito importantes e vão ser de grande ajuda para o trabalho que desempenhamos. Quando encaramos problemas, pensamos logo em uma solução e aplicá-la, mas o Designer Thinking nos ensina que precisamos amadurecer, estudar o problema antes disso, porque a solução que pensamos de forma imediata pode nem ser a saída que vai resolver o problema. Tudo que aprendemos aqui vai ser de grande ajuda”.
Ouça agora a materia em audio:
 
 

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