Fotos: Nucri TJRR
O Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) completou 31 anos neste dia 25 de abril. Para celebrar a data, a instituição aniversariante reuniu magistrados, magistradas, servidores, servidoras, representantes de órgãos públicos e sociedade para um dia inteiro de ações.
Pela manhã, no Fórum Advogado Sobral Pinto, ocorreu uma sessão solene especial comemorativa, seguida de palestra ministrada pelo Justice Clint Bolick, membro da Suprema Corte do Arizona (EUA).
O presidente do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), desembargador Cristóvão Suter, destacou que os 31 anos do Poder Judiciário roraimense são fruto de trabalho, desafios e conquistas, devido a profissionais que desempenharam e desempenham com retidão e dedicação funções nas diversas áreas da justiça estadual.
“Somos incentivados a continuar trabalhando firmes por uma justiça cada vez mais humana e solidária. Registro aqui os meus mais sinceros agradecimentos a todos os homens e mulheres que fazem a grandeza do Poder Judiciário de Roraima”.
A primeira palestra trouxe para discussão o tema: “Independência do Judiciário e o futuro das Américas”. O ministrante, Clint Bolick, afirmou ter tido uma grata surpresa ao saber das atividades realizadas pelo Poder Judiciário de Roraima, principalmente por levar a Justiça para mais perto das pessoas.
"Eu fiquei impressionado ao saber o que a corte de Roraima está fazendo para levar à justiça para as comunidades que não tinham acesso. Durante a pandemia de covid-19 foi difícil. Ver o que vocês conseguiram fazer aqui [em Roraima] foi realmente inspirador. É uma honra falar para uma corte que recebeu tanto reconhecimento e, acima de tudo, feliz aniversário”.
Ainda na oportunidade, o representante da Corte dos Estados Unidos foi homenageado com o diploma: Mérito Judiciário.
À tarde, às 16h, o público acompanhou a palestra: “O Modelo Norte-Americano de Justiça: história, princípios, evolução e desafios”, e pôde interagir enviando perguntas ao justice Clint Bolick sobre o tema abordado.
As palestras foram transmitidas ao vivo no canal do Tribunal de Justiça de Roraima no YouTube, com tradução simultânea do inglês para o português. A opção da cerimônia transmitida totalmente em inglês também foi disponibilizada no canal do Poder Judiciário.
Marcaram presença para acompanhar os eventos da manhã e tarde, um total de 483 pessoas.
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Roraima (OAB/RR), Ednaldo Vidal, parabenizou aqueles que compõem o Tribunal de Justiça.
"A OAB, como parceira da sociedade, parceira do sistema de justiça está aí para apoiar e estar presente para parabenizar todas as ações do tribunal".
O estudante José Gabriel Oliveira Rodrigues assistiu à solenidade e ressaltou a importância da palestra para a formação.
“Primeiramente, eu parabenizo o Tribunal de Justiça. A palestra foi nota dez, nós aprendemos muito e eu fico agradecido ao TJRR pela oportunidade”.
Participaram da celebração do aniversário de 31 anos do TJRR, o vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Jésus Nascimento, o ouvidor-geral de Justiça, desembargador Ricardo Oliveira, a diretora da Escola do Poder Judiciário de Roraima, desembargadora Elaine Bianchi, o desembargador Almiro Padilha, o juiz convocado Luiz Fernando Mallet.
Também presentes na cerimônia, o juiz convocado Antônio Augusto Martins Neto, o procurador-geral do estado de Roraima Jean Michetti, o vice-presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, deputado Jânio Xingu, a procuradora-geral de justiça do Ministério Público de Roraima, Janaína Carneiro, o comandante do Corpo de Bombeiros de Roraima, Anderson Carvalho, o comandante da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, general de brigada Marcelo Lorenzini Zucco, comandante da Base Aérea de Boa Vista, coronel aviador Hugo Zanoni Bastos, o conselheiro Brito Bezerra, representado o Tribunal de Contas de Roraima e o presidente da Associação dos Magistrados de Roraima, juiz de direito Marcelo Oliveira.