ACESSIBILIDADE   | INTRANET  |  ACESSO À INFORMAÇÃO  |  SIC-OUVIDORIA   Botão Instagram TJRR   Botão Facebook TJRR   Botão Youtube TJRR   Botão Twitter TJRR

MEDIAÇÃO E CONCILIAÇÃO - Tribunal de Justiça realiza treinamentos, cursos e palestras no município de Uiramutã

 
Fotos: Nucri/TJRR
 
 
A solução de conflitos dentro das comunidades indígenas é um dos eixos de trabalho desempenhado por conciliadores e mediadores, treinados pelo Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR). Diante disso, uma nova turma de mediadores e conciliadores foi formada na Comunidade Maturuca, na Terra Indígena Raposa e Serra do Sol, localizada no município de Uiramutã, no extremo norte de Roraima.
 
Ao todo, 16 pessoas foram capacitadas para atuarem no Polo de Mediação e Conciliação Indígena Elias Souza. Essa nova capacitação foi ministrada pelo conciliador e mediador do Poder Judiciário, Shiromir de Assis Eda e teve como tema: “Capacitação em Métodos e Técnicas autocompositivas de solução de conflitos”; com carga horária de 32h. 
 
Segundo a gerente de projetos do Núcleo de Projetos e Inovação do TJRR, Janaíne Voltolini, a capacitação atende as necessidades de qualificação técnica, para que os integrantes da comunidade possam atuar como facilitadores nas demandas de natureza conflitiva.
 
“A presente ação está alinhada ao objetivo estratégico ‘Prevenir litígios por meio de soluções alternativas de conflito, mediação e conciliação’, do Plano Estratégico 2021-2026, em relação à iniciativa: Busca de parcerias para que a conciliação de conflitos ocorra antes de chegar ao Judiciário, formando mediadores e conciliadores que saibam como agir em situações de conflito”.
 
Shiromir Eda, relembra que o primeiro curso de formação de mediadores foi realizado com as lideranças indígenas da comunidade em 2015, e agora, a maior parte da turma foi composta por jovens, simbolizando mudanças dentro da comunidade, isto é, “(...) simbolicamente eles [as lideranças] estão passando o bastão para que os jovens possam realizar essa pacificação a partir da experiência exitosa já realizada.” 
 
Durante os treinamentos foram debatidos temas como: “Panorama histórico dos métodos consensuais de solução de conflitos; Cultura da Paz e Métodos de Solução de Conflitos; Teoria da Comunicação/Teoria dos Jogos; Moderna Teoria do Conflito; Negociação; Conciliação; Mediação; Áreas de utilização da conciliação/mediação; Interdisciplinaridade da mediação; O papel do conciliador/mediador e sua relação com os envolvidos (ou agentes) na conciliação e na mediação e Ética de conciliadores e mediadores.
 
Palestras e cursos
 
Além da formação de novos mediadores e conciliadores que atuarão no Polo de Mediação e Conciliação (Maturuca), foram realizadas, a pedido da comunidade e dos docentes locais, palestras com os estudantes indígenas com os temas: “Projeto de vida” e “Prevenção ao uso e ao abuso de álcool e outras drogas”.
 
Semelhante capacitação para a juventude foi ofertada no município de Uiramutã. Na sede, além da experiência para os jovens, professores e gestores da escola estadual Joaquim Nabuco e da escola municipal Antônio Rodrigues da Silva, participaram de cursos sobre métodos ativos, ministrados pelo pedagogo da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), Fernando de Assis Alves.
 
A professora da Escola Municipal Antônio Rodrigues da Silva, Adriana Ribeiro Araújo, ressaltou a importância da ação.
 
“Para nós professores, é uma nova forma de utilizar o conhecimento. Como passar para o aluno em sala de aula, de forma inovadora, divertida, mais rica e de muito conhecimento”, destacou.
 
Os cursos e as palestras foram realizadas durante os dias 21 e 24 de março.
 

Botão Instagram TJRRBotão Youtube TJRRBotão Facebook TJRRBotão Twitter TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos
Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198.2800 - Palácio da Justiça
3198.4700 - Fórum Cível
3194.2699 - Fórum Criminal
3198.4900 - Prédio Administrativo
36215100 - Vara da Infância e Juventude

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086