Fotos: Nucri/TJRR
A fim de viabilizar o aprimoramento dos processos das áreas judiciais e administrativas do Poder Judiciário, o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) divulgou o Manual do Programa Simplificar, que consiste em um guia prático que explica como desenhar os fluxos processuais.
Segundo a subsecretária de Planejamento e Gestão da Qualidade, Erika Horta, o manual do simplificar foi elaborado com intuito de alinhar os conhecimentos processuais internos e aumentar a efetividade nas ações do TJRR.
Os fluxos de processos são ferramentas fundamentais para conhecer o processo como um todo, e para isso ele precisa ser bem feito e ao mesmo tempo completo e sucinto para que todos entendam como ocorre.
“O manual do Programa Simplificar é uma ferramenta de apoio fundamental para se desenhar os fluxos dos processos de forma adequada e padronizada. Todo fluxograma possui símbolos de fácil identificação das etapas do processo, como início, fim, decisão, fluxo, etapa, entre outros. Ele ajuda a entender onde cada pequena etapa acontece.
Destaca-se que é de suma importância que todas as unidades administrativas e judiciárias revisem seus fluxos e caso haja alterações a serem realizadas solicitem revisão junto à Secretaria de Gestão Estratégica. Atualmente, todos os fluxos estão publicados no Portal Simplificar com amplo acesso.
O Programa Simplificar - É o instrumento que viabiliza o aprimoramento dos processos de trabalho, das áreas judiciais e administrativas do Poder Judiciário de Roraima. Além disso, facilita a compreensão dos procedimentos, esclarecendo questões inerentes a um setor ou uma unidade judicial, auxiliando dessa forma, magistrados, magistradas, servidores, servidoras e usuários dos serviços prestados.