ACESSIBILIDADE   | INTRANET  |  ACESSO À INFORMAÇÃO  |  SIC-OUVIDORIA   Botão Instagram TJRR   Botão Facebook TJRR   Botão Youtube TJRR   Botão Twitter TJRR

Vara da Infância implementa Central de Vaga no Centro Socioeducativo do Estado

 
Foto: Nucri/TJRR/Divulgação 
 

Foto mostra uma reunião que envolve três pessoas, dentre elas o juiz do TJRR, Marcelo Oliveira.

Para evitar a sobrecarga na estrutura do Centro Socioeducativo (CSE), foi implementada a Central de Vagas no CSE. O trabalho tem o apoio da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) e é coordenado pela  Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes).
 
A Central de Vagas tem o objetivo, com base na resolução 367/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de delimitar a capacidade projetada no Centro Socioeducativo, indicando a disponibilidade de alocação de adolescentes em unidades de atendimento ou, em caso de indisponibilidade, a inclusão em lista de espera até a liberação de vaga adequada à medida. A implementação ocorreu em Janeiro deste ano. 
 
Segundo o coordenador da Infância e Juventude, juiz Marcelo Oliveira, “a central funciona como um sistema de gestão de vagas em unidades de internação, respeitando a capacidade de alojamento das unidades. O trabalho é feito com a utilização de critérios definidos para a ocupação das vagas por adolescentes em conflito com a lei e autores de atos infracionais”.
 
O sistema contará ainda  com site atualizado e disponível 24h por dia, com quantidade e disponibilidade de vagas para que os juízes e servidores da Coordenadoria da Infância e Juventude tenham acesso sempre disponível. A solicitação da vaga será feita por e-mail acompanhado com os documentos e informações devidos.
 
Cabe ao Poder Judiciário de Roraima fiscalizar a obediência  quanto aos critério da  Central de Vagas, garantindo que nenhum adolescente ingresse ou permaneça em unidade de atendimento socioeducativo sem ordem escrita da autoridade judiciária competente. E em caso de indisponibilidade, a inclusão em lista de espera até a liberação de vaga adequada à medida aplicada.
 
“Um dos maiores impactos positivos da Central será a democratização das vagas do CSE. O sistema gera mais segurança jurídica nas internações, pois só será disponibilizada vaga se toda a documentação juntada com a solicitação estiver de acordo com os parâmetros do CNJ”, finalizou o magistrado.
 
 
 
 
 
 
 

Botão Instagram TJRRBotão Youtube TJRRBotão Facebook TJRRBotão Twitter TJRR

Palácio da Justiça - Desembargador Robério Nunes dos Anjos
Endereço: Praça do Centro Cívico, 296 - Centro - 69.301-380

Telefones:

3198.2800 - Palácio da Justiça
3198.4700 - Fórum Cível
3194.2699 - Fórum Criminal
3198.4900 - Prédio Administrativo
36215100 - Vara da Infância e Juventude

PLANTÕES DE ATENDIMENTO - SÁBADO, DOMINGOS E FERIADOS

Plantão Judicial 1ª Instância: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Judicial 2ª Instância: ☎ (95) 98404 3123
Núcleo de Plantão Judicial e Audiência de Custódia: ☎ (95) 98404 3085
Plantão Vara da Justiça Itinerante: ☎ (95) 98404 3086