Os eventos estão previstos no calendário de campanhas do Poder Judiciário
Foto: Nucri TJRR
Promover ações que beneficiem a sociedade é uma das metas do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), e foi pensando nisso, que a Comissão de Gestão Socioambiental (CGSA) do Poder Judiciário, criou um calendário de campanhas socioambientais.
O cronograma faz parte do Plano de Logística Sustentável (PLS) do Tribunal que busca incentivar boas práticas de sustentabilidade, racionalização e consumo consciente de materiais, serviços e recursos naturais, como explica a chefe do Setor de Gestão Socioambiental (SGSA), Ana Lívia Sá.
“A Resolução número 400 do Conselho Nacional de Justiça que dispõe sobre a política de sustentabilidade no âmbito do Poder Judiciário, prevê que os tribunais criem um plano de logística sustentável, o PLS, que é um instrumento que se alinha aos objetivos, responsabilidades e as metas de cada Tribunal, e com isso surge um plano de ações socioambientais que foram relacionadas no nosso cronograma de campanhas, afirmou.
Agora no mês de setembro, estão sendo realizadas as campanhas “Adote uma caneca” e a “Arrecadação de Fraldas Descartáveis Infantis e Geriátricas”, mas ao longo do mês ainda ocorrerão as campanhas para a arrecadação e doação de brinquedos para o Dia das Crianças e para o Natal Solidário.
“Iremos realizar a arrecadação de materiais escolares e de brinquedos que serão doados no Dia das Crianças e no Natal Solidário. Tudo isso é previsto no PLS e é muito importante para o Tribunal de Justiça e mais ainda para sociedade, porque é um incentivo a solidariedade e quem doar vai ajudar quem realmente necessitam”, contou.
Ao longo do ano, ainda estão previstas as campanhas: “O nosso papel é ser consciente” com o objetivo de fazer um uso mais consciente das folhas de papel, a campanha “Apague a luz do desperdício”, para incentivar que as luzes e os equipamentos eletrônicos sejam desligados sempre que as salas estiverem vazias, a “Arrecadação e doação de alimentos não perecíveis às entidades parceiras em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação”, entre outras.