Durante o mês de setembro serão realizadas palestras com o tema “Você não está sozinho” e distribuição da cartilha ‘Dia de Sol’, que aborda o tema; prédios do Poder Judiciário de Roraima recebem a iluminação amarela.
Foto: Nucri TJRR

Em referência à campanha Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicídio, o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) realizará palestras nas escolas públicas com o tema: “Você não está sozinho”, promovidas pela Justiça Comunitária. Os prédios do Poder Judiciário também receberam iluminação amarela para chamar a atenção da população para o tema.
Como parte das ações realizadas pelo Poder Judiciário, durante as palestras será divulgada a cartilha “Dia de Sol”. Ambos os projetos da Justiça Comunitária, têm como objetivo naturalizar o ato de falar sobre a saúde emocional, expondo a importância do cuidado para a comunidade escolar, o corpo docente e a família, como explica a coordenadora do programa, Marcelle Wottrich.
“Durante todo o mês de setembro o programa Justiça Comunitária promoverá palestras para as escolas de maneira virtual. Estão agendadas 11 palestras, e estamos esperando mais instituições demonstrarem o interesse de levar aos alunos e ao corpo docente a importância de acolher e ter uma comunicação voltada para o afeto e a atenção com as pessoas que estão em sofrimento”, afirmou.
Além de compartilhar os princípios da Comunicação Não Violenta (CNV), a cartilha Dia de Sol apresenta também informações sobre o Setembro Amarelo, além de informações sobre os locais onde as pessoas podem buscar ajuda, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPs).
“Estamos entrando agora no Setembro Amarelo, é um momento de reflexão e de olharmos com mais atenção para as pessoas ao nosso redor, saber que no retorno às aulas presenciais, vamos nos deparar com pessoas que perderam familiares, perderam pessoas queridas, seja pela doença ou pelo suicídio. Então realizar essas palestras, distribuir essas cartilhas e escutar o que cada um tem a dizer é o melhor remédio nesse momento”, finalizou.
A cartilha pode ser acessada no site do Tribunal de Justiça de Roraima (https://www.tjrr.jus.br).
JUSTIÇA COMUNITÁRIA - Criado em 2006, o programa Justiça Comunitária é fruto de uma parceria entre o Poder Judiciário de Roraima e o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed). Ele auxilia na mediação e gerenciamento de crises no ambiente escolar, por meio de oficinas, palestras, rodas de conversas e demais formas de comunicação e veiculação de conteúdo, com o intuito de reduzir a violência, os casos de bullying, os conflitos familiares e as tentativas de suicídio.
SETEMBRO AMARELO - O dia 10 de setembro é uma data alusiva ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), organiza ações voltadas para a saúde mental e prevenção ao suicídio.